A Play Store é o local por excelência para descarregar aplicações para dispositivos Android. Com uma biblioteca gigante, esta loja tem uma secção que sugere algumas apps aos utilizadores com base no seu histórico e a popularidade das mesmas.
Contudo, a Google quer refinar ainda mais o seu algoritmo de sugestões para te apresentar aquelas apps que realmente te interessam. Para isso, implementará na Play Store uma nova secção conhecida como "interesses".
Play Store quer saber com mais rigor o que efetivamente interessa aos seus utilizadores
A novidade foi descoberta pela publicação Android Authority com uma análise à versão 41.7.16-31 da app da Play Store. Nela encontraram uma nova secção das definições da app denominada "interesses".
Tal como se pode ler na sua descrição, esta servirá para "mudar o que desejas ver no Play". Selecionada esta opção, os utilizadores poderão definir os seus interesses para jogos e aplicações de forma separada.
Deste modo, os utilizadores poderão receber sugestões baseadas naquilo que realmente lhes interessa. Melhor ainda, poderão fazê-lo em duas categorias diferentes (apps e jogos) para uma personalização ainda mais assertiva.
Se por alguma razão perdeste o interesse numa determinada categoria, não há problema. Poderás facilmente remover esse tópico da tua secção de interesses para que nada semelhante volte a surgir nas tuas sugestões.
Com uma biblioteca gigantesca como a da Play Store, é de louvar que os seus responsáveis queiram oferecer uma experiência única a cada utilizador. Deste modo, cada um verá aquilo que realmente lhe interessa e não aquilo que os outros mais descarregam.
Recorde-se que o separador "Para ti" atualmente disponível na Play Store é elaborada com base nos algoritmos da Google. Não sabemos com rigor quais os parâmetros utilizados para tal, mas estes serão certamente os mesmos para todos os utilizadores, o que retira o efeito pessoal que se espera desta nova forma de sugestões.
Os interesses na Play Store estão, por enquanto, apenas em fase de teste. Não sabemos quando será disponibilizado para os utilizadores da versão estável, mas esperamos que isso não demore a concretizar-se.