Plague Inc

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

E se por algum motivo, fossemos uma bactéria ou um virus? E se a nossa missão fosse exterminar toda a humanidade antes que esta nos destruísse? Pois, bem, PlagueInc é um jogo que nos permite encarnar o papel de uma bactéria, vírus, fungo, entre outras espécies de doenças e infetar a população mundial com o intuito de a exterminar.

O jogador começa por infetar o paciente zero num país à sua escolha, sendo que depois vamos manipulando o DNA da bactéria, vírus ou outra doença de modo a aumentar a sua propagação, gravidade e letalidade. À medida que infetamos mais pessoas, vamos ganhando pontos de DNA que deverão ser utilizados estrategicamente para a manipulação dos genes de modo a haver uma maior propagação ou letalidade. Por exemplo a transmissão pelo ar poderá ajudar o nosso micróbio patogénico a ultrapassar os filtros de ar nos aviões e propagar para outros países.

No mapa-mundo de vez em quando vão aparecendo umas espécies de bolhas contendo DNA, avisos de novos países infetados ou que foi descoberto algo sobre esta nova peste. Também o mapa do país vai ficando vermelho conforme o número de pessoas infetadas.

O principal foco do jogo é a estratégia e em como devemos evoluir a nova doença. Por vezes é possível ver alguns destaques de notícias que ajuda-nos a ter uma ideia do que se está a passar no mundo. É necessário ser-se paciente e uma das melhores estratégias é a contaminação global através de uma peste inofensiva, sendo que depois alteramos a mesma, com os pontos de DNA, que vamos adquirindo, de modo a tornar a mesma o mais letal possível.

Apesar do tema poder ser um pouco mórbido, a verdade é que o jogo tem a sua dose de complexidade e diverte o jogador durante umas boas horas, mesmo que o jogador não seja fã de jogos de estratégia.

O simulador acaba por ser o mais realista possível e dá para termos uma noção do quanto frágil é a espécie humana e do quanto importante é estarmos atentos a novos vírus, bactérias, germes e outros agentes patogénicos.

De salientar que é possível também fazer campanhas com doenças conhecidas, como a peste negra e a varíola, mas apenas se desbloquear-mos estes cenários através de micro-transações., ou seja, o jogo utiliza o modelo de negócios Free-to-play.

Alguns guias estratégicos: Bactéria em dificuldade normal Vírus em dificuldade normal Fungo em dificuldade normal Parasita em dificuldade normal

Podem fazer o download deste jogo AQUI!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.