Pixel Fold em vídeo: eis o mais ambicioso smartphone Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Em 2023 ficaremos a conhecer o primeiro smartphone dobrável da gigante norte-americana das pesquisas, o Google Pixel Fold. O telemóvel é alvo constante de fugas de informação, tendência que tem crescido durante as últimas semanas nas redes sociais.

Agora, temos algo ainda melhor. Em causa está um vídeo hands-on ou seja, com o produto real nas mãos de um utilizador. O material em questão foi divulgada na rede social Twitter por um dos mais proeminentes leakers da área, o utilizador Kuba Wojciechowski.

Eis o smartphone dobrável em ação, chega já a 10 de maio

😉😉😉 pic.twitter.com/zTpEo18K4y

— Kuba Wojciechowski :3 (@Za_Raczke) 22 de abril de 2023

O vídeo mostra-nos sucintamente o smartphone dobrável em ação. Aí podemos aferir o seu formato, muito similar aos Samsung Galaxy Z Fold em formato de livro, ou pequeno tablet com eixo de dobra vertical. Ainda conforme as fugas de informação o smartphone será apresentado no próximo dia 10 de maio durante o evento Google I/O 2023.

Destaca-se por, por exemplo, fechar completamente sem deixar uma ranhura entre ambas as porções do ecrã. Ou seja, ambas as superfícies repousam confortavelmente uma na outra, sem deixar espaço em aberto onde possam entrar areias, ou lixo.

Não obstante, podemos notar umas margens ou bezels notórios em torno do ecrã principal. Temos uma margem superior e inferior proporcionais, com cantos arredondados, mas bastante significativas para os padrões atuais da indústria mobile.

Pixel Fold será o 1.º smartphone dobrável da Google

Google Pixel Fold

É também nesta margem superior que podemos encontrar a câmara fotográfica frontal, para as selfies e vídeo chamadas, algo disfarçada nesta porção do telefone. Desse modo, não temos interrupções do ecrã, o que é sempre uma mais-valia.

Importa também frisar que o vídeo ora divulgado parece corroborar as fugas de informação prévias. Ou, pelo menos, não destoa daquilo que temos visto nas primeiras imagens reais, nos vários renders e esquemáticas do produto que já vimos previamente.

Podemos ainda estabelecer um paralelismo - ousado - com o Surface Duo da Microsoft - porém, sem a divisória central, para um smartphone bem mais elegante.

Preço pode começar nos 1799 dólares nos Estados Unidos da América

Mais ainda, segundo a mesma fonte de informação o Google Pixel Fold pode chegar ao mercado norte-americano com um preço de 1 799 dólares, o que na minha opinião é perfeitamente plausível. De momento, note-se, não há previsões de chegada deste dobrável à Europa, ainda que só a sua apresentação oficial o possa confirmar.

Em todo o caso, estamos bastante intrigados com este smartphone dobrável cuja apresentação oficial deve ter lugar muito em breve, já no próximo dia 10 de maio durante o Google I/O 2023.

Report: Google Pixel Fold Specs12GB of DDR5 RAMTensor G2 Titan M2 security chipRear Camera Array:48MP main lens (f/1.7)10.8MP ultrawide camera (f/2.2) 121.2-degree field of view. 10.8MP telephoto camera (f/3.05) with 5x optical zoom and up to 20x Super Res Zoom. Video… pic.twitter.com/XBPbuVwlNK

— Jason (@_ImJason) 21 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.