Pixel 9 vs Pixel 9 Pro: 4 diferenças que a Google não mencionou em palco

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Esta semana ficamos a conhecer os novos topos de gama Android da Google. Pela primeira vez, a tecnológica americana apresentou três modelos, sendo eles os Pixel 9, Pixel 9 Pro e o Pixel 9 Pro XL.

Como seria de esperar, há alguns detalhes que diferenciam estes modelos para além do tamanho e preço. Se estás a pensar comprar um destes smartphones, eis quatro diferenças que a Google não mencionou em palco, mas que podem pesar na hora de escolher o modelo certo para ti.

1 - Ecrãs LTPO só nos Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro+

Apesar de todos os Pixel 9 chegarem com taxas de atualização de 120 Hz, há um detalhe que os diferencia. Em causa, a utilização de painéis com tecnologia LTPO apenas nos modelos Pro.

Google Pixel 9

Para quem não está dentro do tema, isto significa que esses ecrãs variam a sua taxa de atualização entre 1 Hz e 120 Hz consoante o cenário. Isto irá ajudar a prolongar um pouco mais a bateria dos smartphones.

Já o Pixel 9 chega com um ecrã que varia entre os 60 Hz e os 120 Hz. Para alguns utilizadores, isto poderá não ser um grande problema, mas é importante saberes deste pormenor para fazeres uma compra mais informada.

2 - Mais controlos para a câmara nos modelos Pro

Com o lançamento do Pixel 8 Pro, em 2023, a Google trouxe um novo leque de funcionalidades para as câmaras dos seus smartphones. Estas são vocacionadas para os utilizadores "Pro", já que oferecem um maior controlo sobre diversos aspetos da câmara.

Com a nova geração Pixel, a Google não mudou esse paradigma. Ou seja, apenas os Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL possuem esses controlos mais apurados. Se dás valor a fotografia e gostas de controlar ao pormenor a tua câmara, os modelos Pro serão mais apelativos.

3 - Gravação de vídeo em 8K

Os três modelos da linha Pixel 9 partilham o sensor principal e grande angular da sua câmara entre si. Ainda assim, a Google optou por dar apenas aos Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL a possibilidade de gravar vídeo em 8K.

O modelo base suporta gravação de vídeo em 4K, o que já é suficiente para a maioria dos utilizadores. Ainda assim, a Google optou por dar aos modelos mais caros a possibilidade de gravar vídeo com uma qualidade superior. Uma opção claramente estratégica.

4 - Termómetro apenas nos modelos Pro

Por fim, uma característica que muitos podem nem saber que existe nos Pixel 9 Pro: um termómetro. Este sensor faz parte apenas dos modelos mais caros e permite aos seus utilizadores fazer leituras da sua temperatura corporal.

Este pormenor pode não ser decisivo para a maioria na hora de escolher o seu smartphone, mas importa informar-vos sobre a mesma. Uma vez mais, podemos dizer que esta diferenciação serve apenas de incentivo aos utilizadores para comprar os modelos mais caros.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.