A Google apresentou os seus novos Google Pixel 4 no passado dia 15 de outubro. Um dos grandes detalhes do dispositivo é o facto de filmar a 4K, mas se ficar apenas pelos 30 frames por segundo (fps).
Com os vídeos a estarem limitados a 30fps, a qualidade será também ela limitada, e o ruído nos vídeos aumenta. A Google já veio a público explicar o porquê desta limitação e a desculpa é, no mínimo, esfarrapada.
Como podes ver no tweet acima, um utilizador manifestou-se contra falta de gravação de vídeo 4K a 60fps no smartphone. A conta oficial da Google apressou-se a defender que o fez porque os utilizadores preferem o 1080p.
Google diz que os utilizadores preferem o 1080p
“Olá, o Pixel 4 suporta gravação de vídeo 4K na câmara traseira a 30 fps. Nós achamos que a maioria dos utilizadores se mantém com 1080p, então focamos a nossa energia em melhor a nossa qualidade neste modo. Além disso, permitir 4K a 60fps pode usar até metade de um gigabyte de memória a cada minuto”, escreveu a Google.
Esta questão é colocada em cima da mesa por duas grandes razões. Em primeiro lugar, a Google vem construindo, na gama Pixel, um legado de câmaras de grande qualidade a nível fotográfico. No entanto, o vídeo continua a deixar a desejar.
Maioria dos smartphones premium do mercado já oferecem 4K a 60fps
Por outro lado, a maioria dos smartphones premium do mercado já combinam estas duas características na gravação de vídeo. O OnePlus 7T Pro limita essa mesma gravação a 5 minutos, pelas limitações associadas ao armazenamento.
Os mais recentes Samsung ou iPhones usam a codificação HEVC, que faz uma redução nos vídeos de 4K a 60fps. De ressalvar que o próprio Pixel 4 permite gravar vídeos com HEVC. No entanto, a Google esteve mal em não colocar, por exemplo, 128GB de armazenamento no modelo base, ficando-se apenas pelos 64GB.
A Google tem razão em dizer que são ficheiros pesados, mas isso não pode ser uma desculpa. Tal como não pode ser uma desculpa o facto de os utilizadores usarem 1080p. Até porque se os utilizadores tiverem garantida qualidade em 4K, certamente não vão abdicar dessa resolução.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Pixel 4: vídeos demonstram potencial do Motion Sense
- Google reconhece que reconhecimento facial do Pixel 4 poderia ser mais seguro
- Queres o Google Pixel 4 em Portugal? Temos más notícias para ti!