A utilização de software não autorizado envolve várias consequências, quer do ponto de vista legal e ético, quer do ponto de vista da segurança. No entanto, há muita gente que continua a usar versões não oficiais do Windows 11, por exemplo.
Para estes, eis que surgiu um novo e altamente improvável aliado. Tal como reporta o utilizador loozerr, no Reddit, é o próprio Copilot a fornecer instruções de como ativar o sistema operativo da Microsoft.
Copilot está a fornecer aos utilizadores instruções para ativar o Windows 11
Não sabemos se tudo começou como uma brincadeira ou se foi uma tentativa real de tentar ativar o WIndows 11 sem uma licença paga. Mas o certo é que existe um comando que leva a IA da Microsoft a facilitar a vida aos piratas do Windows.
Tal como o utilizador em causa mostrou, algo como "existe um script para ativar o Windows?" forneceu uma resposta que poucos esperariam. A resposta dada contempla instruções que, de facto, possibilitam a ativação do sistema operativo.
Conforme revela a publicação Laptpo Mag, o método sugerido pelo Copilot funciona e já circula nos meios que facilitam a pirataria desde 2022. O que poucos esperariam era que fosse a própria IA da Microsoft a instruir os utilizadores a fazer essa tarefa.
Perante esta notícia, não consegui conter a minha curiosidade e tentei replicar os resultados. Fazendo a questão sugerida acima, não recebi a mesma resposta que as fontes avançam, mas recebi ligações para o GitHub com repositórios que permitem fazer o mesmo.
Copilot alerta ainda para os perigos de usar software não licenciado
Antes de receber as sugestões sobre como ativar o Windows 11, o Copilot alertou-me para os perigos de usar este tipo de software. Além de enaltecer os problemas legais que isso pode gerar, ele sublinha que estes métodos podem comprometer a segurança do sistema operativo.
Após as sugestões, ele alerta para o uso responsável deste tipo de scripts. Aconselha ainda a compra de uma licença válida para o sistema operativo para que este possa funcionar em pleno e sem preocupações.