Photopea: Um autêntico Photoshop online que não precisa de instalação

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Provavelmente conheces o Photoshop, o editor de imagem mais famoso do planeta. Tanto na 4gnews como nos meus projectos pessoais, é uma ferramenta que utilizo diariamente e já não consigo ver a minha vida profissional sem uma pitada de Photoshop.

Contudo, recentemente formatei o meu disco interno e limpei a minha licença. Quando dei por mim precisava de fazer uma edição muito rápida para uma imagem de um artigo mas não quis passar pelo processo de instalação e subscrição do Photoshop.

Foi quando procurei um editor rápido de imagem online e encontrei o Photopea, que podes experimentar aqui. Fiquei boquiaberto com esta ferramenta pois trata-se de uma versão do Photoshop fiel, sem instalações e completamente gratuita.

Saliento que toda a ferramenta está disponível online, pelo site. Não são necessárias instalações adicionais nem extensões, é literalmente abrir e começar a trabalhar. Explorei um pouco o Photopea e tenho alguns comentários a fazer.

A maioria das ferramentas originais do Photoshop estão presentes

O interface do Photopea utiliza o layout do Photoshop na sua versão 2017-2018, mais ou menos. Encontrarás grande parte das ferramentas do Photoshop original como as ferramentas laterais, pincel, corte, subexposição, selecção mágica, entre outras.

É importante salientar que existem algumas limitações. Não tens acesso a todos os filtros que o programa original trás, nem podes adicionar brushes ou fonts. No entanto, se estiveres habituado a utilizar o Photoshop, é uma transição fácil pois a essência está lá.

Existem certos atalhos de teclado que foram alterados pois estamos a falar de uma ferramenta online, dentro do navegador. Nas opções tens uma lista inteira dos atalhos que o Photopea suporta portanto não vais ficar à deriva. Podes ainda alterar opções como layout dos menus e a cor dos mesmos.

Photopea é ideal para edições leves

É importante salientar que o Photopea é uma espécie de Photoshop Mini. Caso queiras fazer edições mais pesadas com vários ficheiros em alta qualidade recomendo-te a versão original.

Durante algumas edições notei uma certa lentidão principalmente quando se adicionam efeitos nas camadas, ou temos várias camadas ao mesmo tempo. Isto é algo perfeitamente aceitável visto que estamos a puxar performance de um site.

Caso experimentes e gostes do Photopea, existe ainda a opção de descarregá-lo e instalá-lo como um programa normal. No meu caso acaba por ser redundante mas para quem não tiver acesso ao Photoshop, é uma ferramente extremamente útil.

Editores 4gnews recomendam:

  • Minecraft Classic está disponível para jogares no navegador!
  • Estes são os 10 smartphones Android mais potentes do momento no AnTuTu Benchmark
  • Android Q: conhece as novidades do sistema operativo da Google
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.