phonebloks-all-comes-together

O movimento Phoneblocks surgiu quando um dos seus fundadores estragou a sua câmara, sem que houvesse possibilidade de a reparar, e ocorreu-lhe que deveria haver uma maneira de conceber os equipamentos de forma a que fosse possível reparar, substituindo apenas o componente danificado, ou simplesmente actualizados quando surgisse hardware mais eficaz.

Isto permitira ampliar a vida útil dos equipamentos, pondo fim à obsolescência planeada imposta pelos fabricantes; e em simultâneo reduzir os desperdícios electrónicos. A resposta estava, e está na modularidade, e para isso escolheram começar com uma das maiores fontes de desperdício electrónico dos dias de hoje, os telemóveis.

   

Começaram em Setembro de 2013 por lançar um video, que em apenas 24 horas alcançou 1 milhão de visualizações, em Outubro, anunciaram uma parceria com a Motorola (então na posse da Google), cujo seu grupo ATAP (Advanced Technology and Projects) designaria por Projecto ARA, no mesmo mês lançaram uma campanha de divulgação, no Thunderclap em que, com quase 1 milhão de apoiantes obtiveram uma audiência de 388 milhões de pessoas, no mundo inteiro; em Dezembro do mesmo ano surgiu o site da Phoneblocks.

Project_Ara_scattered_parts

Em Janeiro deste ano, a Google vende a Motorola à Lenovo, retendo consigo o Grupo ATAP e o  Projecto ARA, em Maio deste ano a Phoneblocks anunciou uma parceria com a Sennheiser.

Em Junho passado, na Google I/O foi apresentado publicamente o prototipo, e embora houvesse expectativas de o ver a funcionar, tal não aconteceu ficando pelo ecrã de arranque, entretanto houve um concurso de ideias para sugestões da decoração exterior dos módulos que integram o equipamento, e que as capas dos elementos que o integram poderão ser impressas em impressoras 3D.

Hoje foi anunciado pela Google ATAP, que se irá realizar em Janeiro de 2015 a 2ª Conferência de Desenvolvedores de módulos do Projecto ARA. Espera-se que o seu lançamento comercial aconteça durante o próximo ano, também hoje soube-se que os módulos iram custar entre $50 e $100, e foi divulgado um video em que se vê o prototipo a funcionar. Será este o vosso próximo smartphone ou tablet? Qual a vossa opinião sobre este conceito?


Fonte/Via

O que achas deste projecto ara? Talvez queiras ver:

Queres ser o MAIOR??? Então informa-tem em como o ser aqui, deixa a tua opinião nos comentários, um Like na página do Facebook  e Subscreve o canal no Youtube .

Aplicação para Android 4Gnews.pt
Windows Phone  4Gnews.pt 8 e 8.1

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).