Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Philips Airfryer 2000 XL review: uma janela para grandes refeições

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 8 min.

Philips

Philips Airfryer 2000 Series XL
★★★★★5Excelente

A Philips Airfryer 2000 Series XL (NA231/00) é ideal para quem quer uma fritadeira sem óleo compacta e bem construída, mas ao mesmo tempo com uma cuba generosa de 6,2 litros. O ecrã e os controlos são bastante intuitivos, faltando apenas uma maior integração com o smartphone. A janela para ver o que estás a cozinhar é a cereja no topo do bolo. Muito recomendável.

Prós
  • Capacidade generosa de 6,2 litros

  • Janela para visualização rápida

  • Ecrã tátil digital bastante intuitivo

  • Modos pré-definidos facilitam o uso

  • Design discreto que fica bem em qualquer bancada

  • Cuba facilmente lavável (incluindo na máquina)

  • App com bastantes receitas disponível

Contras
  • Não tem ligação ao smartphone

As Air Fryer ou Fritadeiras sem óleo tornaram-se produtos muito populares por várias razões. Promovem uma cozinha mais saudável, são produtos acessíveis e permitem cozinhar muitos tipos de alimentos de forma rápida e cómoda. A Philips é uma das marcas em destaque neste segmento.

À medida que utilizas mais a Airfryer, percebes que é necessária capacidade XL para conseguires cozinhar um maior número de alimentos, de uma só vez. É a pensar nisso que a Philips lançou uma Air Fryer XL da Série 2000 com 6,2 litros de capacidade. Testei-a nas últimas semanas e neste artigo partilho a minha opinião sobre a mesma.

O que vem na caixa

O unboxing à Philips Airfryer 2000 Series XL é simples e direto. O produto vem muito bem embalado e, ao abrir a caixa encontramos a Air Fryer em todo o seu esplendor. Vem acompanhada com uma grelha à medida.

Philips

Embora fosse interessante termos mais acessórios disponíveis, isso acabaria por encarecer um pouco o produto. Neste caso, o melhor mesmo será apostares em acessórios de terceiros à medida, caso sintas essa necessidade.

Design e construção

A Philips Airfryer 2000 Series XL é uma fritadeira sem óleo robusta e bem construída. Com 6,2 litros de capacidade, acaba por encaixar bem em qualquer bancada de cozinha. Não considero que ocupe mais do que o esperado, para a conveniência que a sua capacidade confere. É um produto que podemos considerar compacto e leve (pesa pouco mais de 5kg), que é fácil de transportar pela bancada.

Temos um painel sensível ao toque, com um ecrã monocromático, na parte superior frontal. No restante de toda a construção predomina o plástico em preto fosco, que faz com que não só seja um produto fácil de manter, como aparenta potencial durabilidade.

Philips

Atrás tem uma zona para que possas prender o cabo de alimentação, para que a arrumação do mesmo seja o mais simples possível ou não existirem pontas soltas se a quiseres colocar num armário. É um pormenor que acrescenta conveniência. A pega da cuba é generosa e fácil de movimentar.

Por falar em cuba removível, esta tem uma capacidade de 6,2 litros. É quadrada e o seu fundo em formato de hélice ajuda a fazer circular o ar da melhor forma, para fazer com que os alimentos cozinhem de maneira mais uniforme. Escusado será dizer que o material da cuba é antiaderente e esta conta com a indicação do nível máximo de comida que podes colocar.

Um grande ponto positivo desta Air Fryer é a janela para visualizar o estado da comida e a presença de uma lâmpada. Isto significa que sempre que quisermos, é possível ver como estão a fritar as nossas batatas, sem ter de abrir a cuba. Como se de um forno se tratasse.

Philips

Funções, ecrã e botões

Este modelo de Air Fryer em particular, embora pareça bastante simples, impressionou-me pelo seu desempenho e praticidade. Tem uma potência de 1700 W e tecnologia RapidAir. Esta é potenciada pelo design exclusivo StarPlate, do fundo da cuba.

Todos os botões desta Air Fryer são sensíveis ao toque. Isto significa que não são botões físicos, mas capacitivos e que a cada pressão produzem um leve sinal sonoro. Para ligar ou desligar o produto temos um botão principal do lado esquerdo, que faz com que o ecrã e modos pré-definidos se iluminem.

Logo ao lado está o botão para ligar ou desligar a luz interna, um botão de pré-aquecimento da Air Fryer, que ativa o mesmo para 30 minutos. É claro, do lado direito tens os dois botões para aumentar ou diminuir para a duração que desejares.

Philips

Ainda do lado direito está o botão da temperatura (entre 60 e 200.º), que também podes alternar facilmente com os mesmo botões de função do mesmo lado. É ali que também tens um botão de tempo, para definires manualmente a duração do teu cozinhado.

É possível, no entanto, escolher entre alguns dos modos pré-definidos:

  • Batatas caseiras
  • Coxa de frango
  • Bife
  • Torradas
  • Muffins
  • Vegetais
  • Peixe
  • Batatas congeladas

Cada um destes modos tem temperaturas e tempos pré-definidos, o que acaba por facilitar a vida aos utilizadores menos experientes. De qualquer das formas, quanto mais interagires com o produto, mais facilmente perceberás quando tempo demora a ser cozinhado, em média, cada refeição.

Philips

Assim que colocamos a air fryer a funcionar, o que podemos fazer entre os 60 e 200 graus, esta vai mostrando no ecrã a temperatura e o tempo restante de cozinhado de forma intercalada. O ecrã apresenta brilho suficiente para que consigamos ver a informação mesmo na outra ponta da cozinha.

Sempre que a Air Fryer para o funcionamento, esta avisa com o sinal de sonoro, que repete por algumas vezes. Tanto esse sinal sonoro como o normal funcionamento da Air Fryer, é na verdade bastante silencioso face ao que estou habituado.

Resultados

Numa Air Fryer consegues fritar comida com até menos 90% de gordura face a uma fritadeira tradicional, com a simples circulação de ar quente. Além disso, também se torna uma aliada de peso para cozinhados típicos de forno, pela maior rapidez que fornece. E este modelo não é exceção.

Philips

Estou longe de ser um excelso cozinheiro. Mas com uma Air Fryer como esta, perante a facilidade de fazer certas refeições, dei por mim a cozinhar muitas mais vezes, ainda que muitas vezes sejam coisas simples. Para alguém menos prendado na cozinha, como eu, ter uma janela para ir espreitando ajuda seguramente a melhorar os resultados.

Os resultados que consegui com esta Air Fryer foram bastante positivos. Usando-a para a clássica fritura de batatas, mesmo sendo batatas de assar, ficaram simplesmente impecáveis. Como repararás nas imagens, costumo usar um pirex ou papel vegetal, para que a limpeza seja mais fácil. Mas podes cozinhar sem qualquer um destes acessórios.

Philips

Para cozinhar um simples peito de frango com algum tempero, esta também é uma Air Fryer excelente. Notei que consegue manter os sucos do frango de forma consistente e deixá-lo delicioso. Como num forno, a janela é ótima para veres quando é a melhor hora de o virar.

Philips

Com algum caju, raspas de chocolate, aveia e mel também usei esta Air Fryer para fazer granola e colocar no iogurte durante a semana. E como de vez em quando gosto de comer umas gyosas, esta também é a forma de as fazer mais rapidamente.

Philips

Philips

Para pratos mais complexos, esta Air Fryer também não se nega. Um dos que fizemos aqui em casa durante o teste foi bacalhau com natas e ficou simplesmente delicioso. É mesmo uma questão de gosto, porque se um prato existe é porque normalmente também tem receita para Air Fryer.

philips

Philips

Limpeza e manutenção

É uma Air Fryer com manutenção e limpeza simples. A cada utilização, basta lavar com água e sabão e usar a parte amarela da esponja (para não danificar) e terás bons resultados. A parte inferior da cuba, pela sua forma, pode ser um pouco mais difícil de lavar até que te habitues.

No meu caso, como normalmente acabo por usar uma forma ou papel vegetal no interior, acabo por ter uma limpeza muito mais facilitada. Mas usar a Air Fryer sem qualquer uma dessas coisas é perfeitamente normal, só exige outro cuidado com a limpeza.

Felizmente, tanto a cuba como a grelha são de materiais que me parecem resistentes e vão resistir bastante se fores um utilizador responsável. Além disso, podem ambos ser colocados na máquina de lavar a loiça. O restante da Air Fryer, como a parte exterior ou a resistência, podem ser facilmente limpos com um pano.

Philips

App

Esta Air Fryer não possui Bluetooth ou Wi-Fi, pelo que não pode ser controlada à distância com o smartphone, nem serás notificado através deste do funcionamento da mesma. É para quem quer um eletrodoméstico mais simples nesse aspeto.

No entanto, a Philips dispõe de uma app chamada HomeID. A Air Fryer não vem acompanhada de um livro de receitas, mas nesta app, após colocares o modelo da tua Air Fryer, consegues ter acesso a um sem número de receitas detalhadas para a mesma.

Philips

Conclusão

A Philips Airfryer 2000 Series XL é ideal para quem quer uma fritadeira sem óleo compacta e bem construída, mas, ao mesmo tempo com uma cuba generosa de 6,2 litros. O ecrã e os controlos são bastante intuitivos, faltando apenas uma maior integração com o smartphone. A janela para ver o que estás a cozinhar é a cereja no topo do bolo. Muito recomendável.

Mais sobre Air Fryers

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.