O conceito de monitor perfeito para trabalho (e algo mais) é relativo, pois cada utilizador tem necessidades diferentes. Entre os modelos que já testei, o 34B1U5600 da Philips é provavelmente o que fica mais perto desse desígnio.
Philips 34B1U5600
Tipo: LCD VA
Tamanho: 34 polegadas
Resolução máxima HDMI: 3440 x 1440 a 100 Hz; DP/USB-C: 3440 x 1440 a 120 Hz
Densidade de píxeis: 110 ppi
Tempo de resposta: 4 ms
Cores do ecrã: 16,7 milhões (8 bits)
Testei-o ao longo das últimas semanas e neste artigo trago-te a minha experiência com o mesmo após uma utilização diária. Esta é a minha visão de como este monitor pode impactar positivamente o trabalho de criadores de conteúdo como eu. E claro, servir também aqueles que procuram usá-lo para entretenimento.
Unboxing
A experiência de unboxing do 34B1U5600CH é excelente. O monitor traz tudo o que precisas para o começar a utilizar. Além do próprio monitor, traz a base robusta que com apenas a montagem de um parafuso e uns cliques é acoplada ao monitor.
Encontras ainda um cabo de alimentação, cabo HDMI, cabo DisplayPort e cabo USB-C para USB-C. Vem também a habitual documentação para o utilizador. No meu caso bastou acoplar o monitor à base, ligar a fonte de alimentação, ligar o cabo USB-C ao meu MacBook Air e começar a usar.
A minha opinião sobre o Philips 34B1U5600CH
Design e tamanho
O design curvo e a proporção de 21:9 do Philips 34B1U5600 fornecem uma experiência visual imersiva, comparável em altura a monitores de 27 polegadas. Mas neste caso tens um campo de visão expandido.
Esta característica é particularmente benéfica para designers e editores de vídeo. Isto porque ficas com uma área de trabalho ampla sem comprometer a estética. E para aqueles que, como eu, gostam de ter vários separadores abertos, conseguimos ter aqui 3 em simultâneo com excelente visualização.
O design do monitor é bastante sóbrio, como se procura num ambiente de escritório (seja em casa ou não). O acabamento do painel LCD AV é mate, o que faz com que tenhamos reflexos bastante reduzidos.
Há alguns anos os televisores curvos estavam na berra, mas rapidamente as marcas começaram a desistir dos mesmos. Mas quando estamos numa secretária, a apenas alguns centímetros do ecrã, um monitor como este faz sentido para utilizações como a minha para maior imersão. Mas claro, este é um ponto que pode não ser do agrado de todos os potenciais utilizadores.
Ergonomia e flexibilidade
O Philips 34B1U5600 é rei em ergonomia e flexibilidade. Isto porque permite-nos ajustar a rotação, tanto para a esquerda, como para a direita, a 180.º. Também conta com ajustes de inclinação entre 25 e -5.º e um excelente ajuste de altura até 180 mm.
Toda esta ergonomia dá ao monitor bastante flexibilidade de uso, principalmente pela facilidade com que o podemos rodar ou manejar em altura. Facilmente colocamos o computador em frente do mesmo e não perdemos nada na sua visualização.
Resolução, taxa de atualização e qualidade de imagem
Com uma resolução de 3440 por 1440 píxeis, o 34B1U5600 é um monitor que se destaca na reprodução de detalhes e na precisão de cores. Esta resolução fornece imagens bastante nítidas e claras. Diria que é um monitor ideal para tarefas que exigem precisão visual, como design gráfico e edição de fotos.
A fluidez da imagem é assegurada por uma taxa de atualização de até 120 Hz e tempo de resposta mínimo de 4 milissegundos. Este é um grande atrativo para profissionais, mas também para gamers. E sim, a referida resolução mais alta pode ser combinada com a taxa de atualização de 120 Hz se o ligares por DisplayPort ou USB-C.
Conectividade e portas
Este monitor é muito bem equipado em termos de conectividade. Na parte inferior traseira encontramos uma porta HDMI, uma DisplayPort, duas portas USB-C, uma porta RJ45 e duas portas USB-A.
De realçar que é uma destas portas USB-C que podes ligar diretamente ao teu computador, que assim comunicará diretamente com o monitor e que o vai também carregar. Mas as portas não se ficam por aqui.
A Philips colocou ainda mais duas portas USB-A e uma porta USB-C na lateral que te vão permitir carregar dispositivos que tenhas na secretária de forma facilitada. Também colocou lá uma entrada de jack 3,5 mm para ligarmos os auscultadores com fios diretamente no monitor.
Este é um monitor que pode funcionar como um Hub. Isto significa que podes ligar o teu portátil ao monitor e simplesmente colocá-lo de lado fechado. Podes usar as outras portas do monitor para ligar um disco externo, um cabo de rede ou uns auscultadores. E o portátil fica a carregar até um máximo de 100 W.
Colunas, webcam e microfone integrados
Podes contar com duas colunas incorporadas de 5 W. Pode dizer-se que estas vão dar para o gasto diário de trabalho, se quiseres ouvir algo simples, ter música de fundo ou fazer uma videochamada de trabalho. No entanto, se o objetivo for ver filmes ou jogar neste monitor, o meu conselho será usares uns headphones ou um sistema de som complementar.
Um dos pontos fortes do monitor é a sua webcam integrada, compatível com Windows Hello. Esta esconde-se e aparece no topo do monitor com um simples clique. Conta com focagem automática e microfone duplo para redução de ruído.
Não esperes uma qualidade de imagem fenomenal, que te dará para produção de conteúdos a usar esta webcam. No entanto, se o objetivo for fazer umas videochamadas de trabalho ou estudo, esta câmara é mais que suficiente para o efeito.
Menu e outras opções
O menu deste monitor é acessível através dos botões situados no canto inferior direito, onde também podemos ligar e desligar o mesmo. Esse mesmo menu encontra-se em português de Portugal, o que facilita bastante a sua utilização.
É lá que podes personalizar todos os parâmetros deste monitor (e podes crer que são muitos). Mas eu destacaria dois, que são o PowerSensor e o Light Sensor. O primeiro serve para poupares energia, desligando o monitor quando este não sentir movimento à sua frente.
O segundo é o LightSensor, que basicamente vai adequar o nível de luminosidade do monitor à luminosidade presente no teu ambiente. Mas tens muitas outras opções, como os modos de LowBlue, que basicamente trata da tua saúde ocular reduzindo os níveis de luz azul no monitor.
Outra grande vantagem são os modos PIP (Picture in picture) e PBP (picture by picture). O primeiro permite-nos ter uma pequena janela onde podemos ligar uma segunda fonte (por exemplo uma Samsung DeX) e ver algum conteúdo extra nessa pequena janela. O PBP permite dividir basicamente o monitor ao meio e poderes ligar o mesmo a dois computadores diferentes.
Conclusão: um monitor perfeito para trabalho… e algo mais
Este monitor é uma escolha sólida tanto para ambientes profissionais quanto para entretenimento. É um monitor com um ecrã bastante amplo, com excelente qualidade de imagem e fluidez para produtividade ou lazer.
É um equipamento que se destaca pela sua ergonomia e bastantes opções ao nível de conetividade e software. Dá aos utilizadores uma experiência bastante imersiva e ainda conta com webcam, microfone e Hub integrados para que nada te falte profissionalmente. Os sensores de presença e luminosidade também são excelentes adições.
Com um preço de lançamento 759 € não é dos monitores mais acessíveis, mas é seguramente dos mais completos que podes encontrar no mercado.
Philips 34B1U5600
Tipo: LCD VA
Tamanho: 34 polegadas
Resolução máxima HDMI: 3440 x 1440 a 100 Hz; DP/USB-C: 3440 x 1440 a 120 Hz
Densidade de píxeis: 110 ppi
Tempo de resposta: 4 ms
Cores do ecrã: 16,7 milhões (8 bits)