Pesquisa Google poderá ser bloqueada na Austrália! Google aplica dois pesos e duas medidas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google volta a estar no centro das atenções e não é pelas melhores razões. Após ter sido confirmado que assinaram um acordo com o governo francês, que resultará na empresa a pagar pela apresentação de notícias no Google Notícias, surge uma ameaça inesperada ao governo australiano.

Através de um comunicado oficial a Google alertou que, caso seja aprovada uma nova lei que obrigaria a Google a pagar pela apresentação de notícias, vão bloquear a Pesquisa Google na Austrália. Estas ações comprovam apenas que a Google é extremamente inconsistente na sua posição, dependendo claramente do impacto que cada mercado tem nos seus negócios.

Google poderá aplicar medidas semelhantes a Portugal caso decidam avançar com lei semelhante

Para já, ainda não houve nenhum indício de que Portugal possa eventualmente avançar com uma lei neste formato, mas certamente que não chegaria como grande surpresa.

Relembro que em Espanha o Google Notícias não está disponível, tendo sido "bloqueado" desde que o governo espanhol aprovou uma lei em 2014 que obrigaria a Google a pagar pela apresentação de notícias.

Este é um tema bastante controverso, sendo difícil conseguir chegar a uma conclusão clara sobre qual das partes poderá ter razão. Por um lado, a Google está apenas a apresentar pequenos excertos de notícias para informar os utilizadores e direcionar tráfego para os sites de notícias.

Por outro lado, conseguem ao mesmo tempo monetizar o seu tráfego através de anúncios, tirando assim proveitos financeiros dos conteúdos produzidos pelos ditos jornais.

Tudo indica que o governo australiano não irá ceder às pressões feitas pela Google, visto que o Primeiro Ministro australiano já reagiu através de um comunicado oficial, afirmando que "não respondem a ameaças". Por isso, é provável que a lei venha mesmo a ser aprovada e a Google acabe por tomar medidas drásticas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google firma acordo histórico com França
  • Calendário Google na Web vai funcionar mesmo sem ligação à internet! Vê como
  • Android 12 vai reformular o uso de duas apps em simultâneo
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.