Pesquisa Google com IA promove páginas com malware

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

A Google lançou recentemente uma nova ferramenta para a sua pesquisa com o auxílio de Inteligência Artificial (IA). O objetivo é oferecer mais aos utilizadores, com resumos das suas solicitações e outras páginas web com resultados relacionados.

É precisamente no último ponto que reside uma descoberta que está a inquietar os utilizadores. Conforme reportado por várias fontes internacionais, algumas dessas sugestões são páginas maliciosas, recheadas de malware, spam ou falsos sorteios.

Lily Ray, especialista em SEO, foi uma das primeiras fontes a dar conta deste comportamento indesejado da Pesquisa Google. Tal como ela refere, este é um método que fará com que muitos utilizadores possam cair nestes esquemas devido à confiança que depositam nos resultados da Google.

OH GOOD. SGE WILL EVEN RECOMMEND THE SPAM SITES AS PART OF THE ANSWER. pic.twitter.com/wqgFFXqbMB

— Lily Ray 😏 (@lilyraynyc) 22 de março de 2024

Tal como se pode ver pela imagem partilhada, muitos destes resultados maliciosos terminam com domínios .online. Muitos utilizam os mesmos modelos HTML e redirecionamentos frequentes.

Quando os utilizadores carregam nestes resultados, são redirecionados para páginas maliciosas ou enganadoras. Em alguns casos, são direcionados para captchas falsos ou páginas a passarem-se pelo Youtube de modo a colherem a subscrição dos utilizadores.

Utilizadores podem ser inundados com notificações falsas do Chrome

Esta é uma prática bastante conhecida para inundar a área de trabalho dos utilizadores com anúncios indesejados. Há também o caso de notificações de spam para sorteios falsos e outras páginas indesejadas.

Um desses sorteios seria, alegadamente, promovido pela Amazon com a oferta de um iPhone 15 Pro. Contudo, o seu objetivo passa apenas pela recolha dos dados dos utilizadores para posteriormente serem vendidos a terceiros.

A publicação Bleeping Computer relata um caso em que receberam um alerta do antivírus McAfee alegando que o seu computador estaria infetado com 10 vírus. Este alerta oferece a opção para os remover ou renovar a licença do antivírus.

A mesma fonte dá ainda conta do download de extensões indesejadas para o Google Chrome. Uma vez mais, o objetivo é recolher informações dos utilizadores ou servir de ponte para a dispersão de mais software malicioso.

Como chegam estes sites maliciosos aos resultados da Pesquisa Google?

Esta é a principal questão que se coloca após estes relatos, porém, sem uma resposta clara. Uma teoria passa pela otimização de SEO destas páginas para poderem fazer parte dos índices da Google.

Uma estratégia eficaz já que os utilizadores tendem a depositar a sua confiança nos resultados que recebem diretamente da Pesquisa Google. Ainda assim, alertamos para um cuidado redobrado no acesso a páginas suspeitas.

Perante estes relatos, a Google referiu em comunicado que trabalha constantemente nos seus sistemas e algoritmos para travar a propagação deste tipo de páginas maliciosas.

Google malware
Imagem criada por IA Microsoft Designer

"Continuamos a atualizar os nossos sistemas avançados de combate ao spam para mantê-los fora da Pesquisa e utilizamos essas proteções antispam para proteger o SGE. Tomamos medidas de acordo com as nossas políticas para remover os exemplos partilhados, que apareciam para consultas incomuns."

Como remover notificações de páginas no Chrome

Visto que alguns dos casos resultam numa enchente de notificações indesejadas, a seguir explicamos como podes remover notificações do Chrome:

  1. Ir a Definições - Privacidade e Segurança - Definições de sites - Notificações
  2. No final da página tens a categoria "Com autorização para enviar notificações"
  3. Carrega nos três pontos verticais do site que deseja cancelar as notificações e escolhe "Remover"
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.