PES 2020 tem novos trunfos, mas será suficiente para vencer o FIFA 20?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 5 min.

Com o aproximar de setembro, voltamos a ter os mesmos debates do costume, será que é este ano que o PES vai conseguir chegar perto do FIFA? Uma vez mais, essa parece ser uma missão quase impossível para a Konami.

Não podemos tirar o mérito ao estúdio responsável pelo desenvolvimento do eFootball PES 2020, que tudo tem feito para tentar colocar o nível de jogabilidade acima da qualidade oferecida pelo FIFA. No entanto, os jogadores procuram atualmente uma experiência de jogo muito mais completa, que vai bem mais além da jogabilidade.

Licenças continuam a ser o 'calcanhar de Aquiles' do eFootball PES 2020

Por muito que a Konami se esforce, continua a ser bloqueada por todos os acordos de exclusividade que a Eletronic Arts (EA) tem com a FIFA. Por isso, a ausência de licenças oficiais continua a ser o grande ponto fraco do PES 2020 quando comparado com o FIFA 20.

Enquanto o FIFA 20 vai uma vez mais conseguir oferecer uma experiência realista, onde serão apresentados equipamentos e nomes oficiais de virtualmente todas as equipas do mundo, o PES vai continuar limitado a um número extremamente reduzido.

Equipas com licenças confirmadas para o eFootball PES 2020:

  • Barcelona
  • Arsenal
  • Flamengo
  • Palmeiras
  • River Plate
  • Boca Juniors
  • França

Ao que tudo indica, no que respeita a licenças, vai repetir-se a história de anos anteriores. No panorama europeu, devemos ter duas equipas da liga inglesa, duas equipas da liga espanhola e três equipas da liga alemã. Depois de ter perdido a licença da Liga dos Campeões para o FIFA no ano passado, o PES ficou sem uma das suas principais 'armas secretas'.

Konami aposta forte nos campeonatos da América do Sul

Depois de ficar praticamente bloqueada nos campeonatos europeus, a Konami decidiu apostar forte no suporte para as ligas da América do Sul. Esta pode ser uma estratégia 'de ouro', visto que a EA continua a focar-se quase exclusivamente na Europa e Estados Unidos.

Um dos países onde o PES 2020 poderá vir a conseguir um grande sucesso é no Brasil, especialmente depois de garantir parcerias oficiais com vários clubes. Até ao momento, já confirmaram licenças completas para o Flamengo, Palmeiras e Corinthians.

No caso do Flamengo, foi até realizada uma sessão de scan 3D com todos os jogadores, captando até os mais pequenos detalhes, que foram depois reproduzidos dentro do jogo. É incrível o nível de detalhe apresentado na representação dos jogadores.

Estas são certamente excelentes notícias para os jogadores no Brasil. Além disso, a Konami já confirmou que até à data de lançamento, irão ser confirmadas mais parcerias e a lista completa de clubes com licenças oficiais.

Jogabilidade melhorada com tecnologias inovadoras

Com a apresentação do eFootball PES 2020, a Konami revelou que vão introduzir novas mecânicas de jogo que oferecem uma experiência de jogo muito mais realista, que irá fazer a delícia dos fãs de futebol.

Entre as várias novidades no que respeita à jogabilidade, podes encontrar:

  • Novas técnicas de primeiro toque
  • Delicadeza no drible
  • Sensibilidade do pontapé adequada ao contexto
  • Física da bola melhorada
  • Novas formas de defender
  • Novas fintas e habilidades

Atualmente, tanto o FIFA como o PES conseguem oferecer aos seus jogadores uma experiência com mecânicas extremamente realistas, que simulam de forma brilhante os acontecimentos num jogo de futebol. Muitos continuam a defender que o PES continua a apresentar uma jogabilidade mais realista.

No entanto, acredito que essa seja uma escolha muito influenciada pelos gostos pessoais de cada jogador. Ainda assim, as novas implementações do PES 2020 poderão fazer com que o realismo da experiência de jogo dê ao PES um verdadeiro trunfo.

FIFA 20 terá novos modos que podem marcar a diferença

Durante a apresentação do FIFA 20, um dos pontos de grande foco foi a estreia no modo "Volta Football", que traz o mítico futebol de rua para as mãos de milhões de jogadores. Todas as emoções vividas nas ruas do mundo, os detalhes técnicos deliciosos e a personalização avançada de jogadores, podem marcar a diferença este ano.

Além disso, entre os vários modos disponíveis, os jogadores vão poder também desfrutar de partidas oficiais de Futsal, uma das mais pedidas implementações de sempre. No entanto, não foi revelada nenhuma integração online para estes modos.

Uma vantagem de 17 dias para o PES 2020

Os eternos rivais já têm data e preço de lançamento oficial, e neste segmento o eFootball PES 2020 chega com clara vantagem. Este ano, o jogo da Konami terá um avanço de 17 dias, ao ser lançado globalmente no dia 10 de setembro com um preço de €49,99 para a versão base.

Por sua vez, o FIFA 20 será lançado globalmente no dia 27 de setembro com um preço de €59,99. Utilizadores que tiverem uma subscrição ativa da EA Access, terão acesso ao jogo a partir do dia 19 de setembro.

Além de chegar 17 dias mais cedo que o FIFA 20, o PES 2020 vai apresentar-se novamente com um preço mais acessível. Possivelmente este poderá ser um ponto decisivo para alguns utilizadores.

PES 2020 para PC e PS4 é mais aliciante do que para Xbox One

Assim como referido no início do artigo, o grande ponto fraco do PES em relação ao FIFA é as suas licenças. A ausência das mesmas, acaba por retirar grande parte do realismo de toda a experiência de jogo, e este é um dos fatores mais decisivos na escolha dos jogadores.

No entanto, no que respeita às versões para PC e PS4, existe uma forma muito popular de conseguir melhorar substancialmente este ponto fraco. Através de ficheiros personalizados, os jogadores conseguem alterar a apresentação dos jogadores, nomes e equipamentos.

Desta forma, os jogadores de PES 2020 na PS4 e PC vão conseguir de forma muito simples usufruir de uma experiência de jogo muito mais realista.

PES 2020 ou FIFA 20? Qual será a melhor opção para ti

Obviamente, a escolha final vai sempre depender das tuas prioridades e do que realmente procuras num jogo de futebol. Por isso, deixo-te aqui alguns dos pontos de destaque que poderão ajudar-te a escolher o jogo ideal para ti.

  • Equipas, jogadores, equipamentos e competições oficiais: FIFA 20
  • Mecânica de jogo realista: PES 2020 / FIFA 20
  • Equipas sul-americanas: PES 2020
  • Disponibilidade e preço: PES 2020
  • Futebol de rua e Futsal: FIFA 20

Independentemente da tua plataforma de eleição (PS4, Xbox One, PC), ambos os jogos terão uma versão DEMO disponível. Por isso, nada melhor do que experimentares ambos antes de tomares uma decisão final.

Trailers oficiais de lançamento

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.