Perda de informação importante no WhatsApp acaba com a nova atualização

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp acaba de anunciar uma atualização que promete trazer maior conveniência à forma como gerimos as mensagens. O limite de mensagens que podes fixar em cada conversa na plataforma agora passa para três.

Esta mudança aplica-se tanto a conversas individuais como a grupos. Ou seja, passa a ser possível destacares mais mensagens que consideras importantes numa conversa para ver mais tarde.

#WhatsApp is rolling out the ability to Pin upto 3 messages pic.twitter.com/bPoW6l0SLE

— Technical MJ TV (@techjalal) 22 de março de 2024

Anteriormente, o WhatsApp permitia apenas a fixação de uma única mensagem por conversa. Tentar fixar uma segunda mensagem resultava na substituição da primeira. Esta limitação era um desafio para muitos utilizadores.

Os utilizadores viam-se obrigados a escolher entre informações igualmente importantes para fixar. Agora, com a capacidade de fixar até três mensagens, a gestão de informação torna-se mais flexível e eficiente.

Agora, imagina que não tens mais de vasculhar longas conversas para encontrar aquele endereço importante de um aniversário ou os detalhes de uma reunião crucial. E, talvez um pouco menos agradável, aproxima-se o momento em que ficaremos sem desculpas para esquecer um jantar em família.

Podes fixar qualquer tipo de mensagem, seja texto, emojis, imagens ou até perguntas. O processo para fixar uma mensagem mantém-se simples e intuitivo: basta pressionar a mensagem desejada por um tempo e selecionar "fixar” no menu que aparece.

Podes escolher quanto tempo a mensagem fica fixada

Além disso, o WhatsApp traz também a opção de escolher por quanto tempo a mensagem ficará fixada. Passam a existir opções de 24 horas, sete dias (escolha padrão) ou 30 dias. Especialmente em grupos, os administradores têm o poder de decidir se todos no grupo podem fixar mensagens. Ou então se este será um privilégio exclusivo dos administradores.

O WhatsApp assegura que todas as mensagens fixadas continuam protegidas pela encriptação de ponta a ponta. O que deve garantir a tua privacidade. As mensagens fixadas aparecem como banners flutuantes clicáveis no topo das tuas conversas, para que lhes possas aceder com apenas um toque.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.