Patentes da Vivo mostram o futuro dos smartphones de entrada

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Vivo registou duas patentes que revelam o possível design de dois novos smartphones de entrada (gama-baixa), que se apresentam de forma bastante peculiar. Ao que tudo indica, estes poderão chegar com 'notch inversa', uma tendência que parece ser suportada por várias fabricantes.

Relembro que tanto a Huawei, como a Xiaomi, já registaram patentes que exploram este novo conceito da 'notch invertida'. Este conceito, permite oferecer uma experiência FullView sem recorrer a avançadas tecnologias.

Assim como podemos ver nos renders, os dois designs apresentam-se de forma distinta. O primeiro apresenta uma curvatura no topo da sua estrutura, onde estão integradas duas câmaras e a coluna ao centro. Por sua vez, o segundo design apresenta-se ainda mais peculiar, com duas 'notches invertidas' em forma de gota que mais parece 'dois olhos'.

Design dos smartphones de entrada vai sofrer uma grande revolução

É verdade que não existe nenhuma informação a confirmar que estes designs serão destinados a smartphones de entrada. No entanto, esse parece o caminho mais lógico a seguir. Durante os últimos anos, os smartphones gama-média/topo de gama sofreram uma evolução inacreditável no que respeita ao seu design. Chegando aos dias de hoje, onde a maioria já oferece um verdadeiro ecrã FullView.

Por outro lado, os smartphones de entrada, continuam a apresentar um design muito desatualizado, com ecrãs de pequenas dimensões e margens enormes. Por muito peculiar que esta nova geração de designs possa parecer, poderá tornar possível a implementação de ecrãs FullView também nos smartphones de gama-baixa.

Assim como referi anteriormente, esta parece ser uma das opções mais viáveis para que se possa oferecer este tipo de experiência, sem necessitar de recorrer a tecnologias avançadas (e caras). Por consequência, como podemos ver nas imagens, também as margens irão receber uma considerável redução, tornando o impacto visual do smartphone muito mais apelativo.

Por fim, assim como aconteceu aquando da publicação das patentes da Xiaomi e Huawei, não nos podemos esquecer que se tratam apenas disso mesmo, patentes. Por isso, não existe nenhuma garantia de que irão realmente ser utilizadas em novos dispositivos. No entanto, tudo indica que este poderá mesmo ser o primeiro passo na revolução do design dos smartphones gama-baixa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Honor 20 Pro vai chegar com um preço impressionante! (leak)
  • Xiaomi irá abrir a sua primeira Mi Store em Portugal em junho
  • Huawei P20 Lite (2019) vai ter quad-câmara por menos de 300€
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.