Patente da Samsung mostra possível smartphone dobrável com câmara amovível

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung patenteou recentemente uma tecnologia que sugere o formato da sua segunda aposta num equipamento dobrável. Sabemos que a gigante coreana não se vai ficar pelo Galaxy Fold e irá apresentar no futuro duas novas propostas.

Essa patente foi registada nos Estados Unidos e mostra-nos um smartphone que se dobra em 3 partes. A parte mais interessante é que este possível aparelho tem um espaço para encaixar uma câmara.

Um equipamento deste género certamente torna a linha entre um smartphone e uma câmara DSLR muito ténue. Nem que seja pela componente modular do equipamento, algo tentado pelas fabricantes no passado mas sem muito sucesso.

Poderá a Samsung lançar no futuro um smartphone dobrável e modular?

A verdade é que pode demorar anos até vermos este conceito a ser executado num smartphone comercial. No entanto, não devemos subestimar a força de vontate das fabricantes pois ninguém esperava ter telemóveis dobráveis tão cedo.

As imagens da patente mostram-nos um smartphone dobrável que se divide em três partes e parece possuir apenas um ecrã. Ao contrário do Galaxy Fold, este equipamento tem duas dobradiças em vez de uma.

O módulo da câmara assemelha-se a uma lente externa que vemos nas câmaras DSLR e acopla-se na traseira do equipamento. Tenho as minhas reservas sobre o quão este formato será prático para carregar.

A patente menciona que a lente externa pode ser utilizada como uma câmara 3D estereoscópica. Na verdade, o smartphone tem a sua própria câmara, que apenas serve para fotografia frontal.

É mencionado também que a câmara externa pode ter outras utilizações como montar no tablier do carro, na bicicleta, à semelhança de uma Action Cam.

Em conclusão, é um design estranho, invulgar e parece não ser muito prático. Todavia, temos que considerar que é apenas uma patente e existem várias aplicações possíveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi 7 é oficial: o melhor gama de entrada de 2019?
  • Estudo revela que o Apple Watch pode ajudar a salvar vidas
  • Google Pixel 4 XL já tem direito a material publicitário?

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.