Há 25 anos, nascia o motor de pesquisa mais utilizado no mundo, pela mão de dois estudantes universitários.
Desde o seu nascimento até aos dias de hoje, o gigante de pesquisas conta com uma longa história de sucessos e fracassos e neste seu vigésimo quinto aniversário tem uma surpresa reservada para os seguidores de produtos Google.
Do nascimento do motor de pesquisa até ao Googleplex
No dia 4 de setembro de 1998, os estudantes da Universidade de Stanford, Larry Page e Sergey Brin, fundaram oficialmente o Google. Na realidade, Page e Brin trabalhavam já neste projeto desde 1996, mas só há 25 anos é que o algoritmo base do motor de pesquisa ficou pronto.
Com o nome pouco sonante de PageRank, este motor de pesquisa trazia consigo uma ideia inovadora: um sistema que determinava a relevância de um site, de acordo com o termo de pesquisa e tendo em conta o número de páginas naquele domínio e quantas outras páginas, de outros sites, continham link para este.
Este princípio mantém-se até aos dias de hoje, mas o nome foi alterado para Google, numa clara referência ao termo googol que representa o número 1 seguido do número 0 cem vezes.
Ainda que, em 1999, a empresa continuasse como uma startup contava já com alguns investimentos e começou a sua escalada de sucesso. Em fevereiro de 1999, tinha oito funcionários e instalou-se em Palo Alto, mas em agosto do mesmo ano mudava-se para Mountain View, também na Califórnia, já com 40 trabalhadores.
Finalmente, em 2003, chegou às instalações Googleplex que são hoje conhecidas e estão igualmente localizadas em Moutain View.
O aparecimento do Gmail e do sistema operativo Android
Em abril de 2004 lança a primeira versão beta do Gmail, mas apenas em 2009 é que o serviço de correio eletrónico tem uma versão final e estável. É também em 2004 que chega à bolsa de valores norte-americana com uma avaliação de 23 mil milhões de dólares.
Em julho de 2005 começa a sua aventura no mundo dos smartphones, adquirindo a Android Inc. por 50 milhões de dólares. Já no ano seguinte, 2006, compra o gigante YouTube por 1,6 mil milhões de dólares. Mas só em setembro de 2008 é que chega ao mercado o primeiro smartphone com o sistema operativo Android, o HTC Dream ou T-Mobile G1. Em 2010 é que surge então o primeiro smartphone Google Nexus que foi lançado com o Android 2.1 Eclair.
Em 2012 chega o serviço de armazenamento em nuvem Google Drive e em 2013 é apresentado o primeiro Chromebook Pixel. Já em 2016, a Google termina com a sua série Nexus que é substituída pela atual família Pixel que inclui smartphones, dobráveis e também já um smartwatch. No próximo mês de outubro, é esperado que a gigante de pesquisa lance a nova série Pixel 8, sendo que esta vai chegar ao mercado a executar o mais recente sistema operativo Android 14.
Inteligência Artificial e o Google
Desde há algum tempo que a Google trabalha ativamente na área de Inteligência Artificial generativa, com o seu departamento de pesquisa a desenvolver novos algoritmos e modelos de linguagem.
O objetivo da empresa é fornecer ferramentas de IA, a particulares e empresas, para que estes consigam criar conteúdos inovadores e interessantes. Para já, produtos como o Google Fotos e Google Assistant estão já a utilizar Inteligência Artificial generativa para otimizar a experiência do utilizador. Mas esperam-se mais e melhores novidades, nesta área, num futuro a curto e médio prazo.
Google celebra 25 anos com descontos
Mas a Google quer tornar este 25º aniversário numa ocasião memorável. Assim, no próximo dia 12 de setembro a loja online da gigante de pesquisa vai estar com vários descontos nos seus produtos.
Apesar de ter já criado uma página dedicada a esta campanha promocional, a empresa ainda não revelou quais vão ser os produtos alvo dos descontos de aniversário. Mas tudo já está em contagem decrescente para a grande ocasião.
Editores 4gnews recomendam: