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Pagar ou ser rastreado? Eis o novo dilema dos utilizadores do Facebook e Instagram

A Meta está a notificar os utilizadores do Facebook e Instagram sobre a sua nova política de privacidade. Se não queres que os teus dados sejam recolhidos, então terás de pagar.

Facebook

Se usas o Facebook ou o Instagram, é provável que já tenhas visto a nova notificação polémica da Meta. A empresa que gere estas redes sociais está a avisar os seus utilizadores que estes terão de pagar caso queiram que os seus dados não sejam tratados para publicidades personalizadas.

Meta quer uma mensalidade de 7,99 € para manteres a tua privacidade

A Meta está a apresentar aos seus utilizadores duas modalidades. A primeira é uma modalidade paga, com uma mensalidade de 7,99 €, através da qual o utilizador terá uma experiência sem tratamento dos seus dados.

Facebook Instagram

Se não quiseres pagar para usar o Facebook e o Instagram poderás continuar a fazê-lo. Para isso, terás de optar pela segunda opção, onde darás o teu consentimento para o tratamento dos teus dados para fins publicitários.

Esta notificação chega no âmbito do modelo "Pagar ou Consentir" apresentado pela Meta em 2023. Como o nome sugere, este dá ao utilizador a possibilidade de escolher entre pagar para manter a privacidade dos seus dados ou consentir que a Meta recolha informações pessoais.

Os dados tratados pela Meta

Caso optes pela modalidade gratuita, a empresa irá recolher toda a tua atividade nas redes sociais, contactos, gostos e até informações sobre os dispositivos que usas. Basicamente, ela fará uma monitorização contínua da tua atividade nas suas plataformas.

Esses dados serão posteriormente tratados para a apresentação de publicidades especificamente pensadas para ti e com base nos teus gostos. A Meta fala ainda numa opção com anúncios menos personalizados, mas incluída na mesma opção onde consentes o tratamento dos teus dados.

É curioso notar que, mesmo quando recebes esta notificação pela primeira vez, na opção gratuita vês um aviso de que esta é a tua experiência atual. Ou seja, a Meta acaba por confirmar que sempre tratou os dados dos utilizadores, mesmo sem o seu expresso consentimento.

Podes alterar estas definições sempre que desejares

Independentemente da escolha que faças quando vires este aviso, poderás revertê-la quando desejares. Para isso, basta ires ao Centro de Contas e escolher a opção Preferências de publicidade.

Logo no topo verás a opção que escolheste. Ao carregar nela, verás novamente a janela que te permitirá escolher a modalidade gratuita ou paga, conforme desejares.

Caso ignores esta notificação da primeira vez que a receberes, a Meta continuará a enviá-la até tomares uma decisão. Esta é uma forma de a empresa cumprir com as regulamentações europeias importa pela lei dos serviços digitais e evitar multas avultadas.

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Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.