Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os melhores smartphones de 2020 segundo a DxOMark

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A DxOMark é uma referência nas avaliações às câmaras fotográficas dos smartphones, câmaras digitais e variadíssimos dispositivos móveis. Entretanto, a empresa (DxO) expandiu a sua área de abrangência, cobrindo já vários aspetos cruciais dos nossos telefones.

Desde a qualidade e prestação da câmara frontal, à qualidade da captação de áudio pelos microfones - nas gravações - ao smartphone com melhor altifalante. Estas são algumas das categorias em destaque neste ranking de fim de ano.

Xiaomi Mi 10 Pro - o melhor smartphone no departamento de áudio

A qualidade de som é um quesito indispensável num smartphone, sendo aqui avaliada a prestação do altifalante(s) presente(s) nos vários dispositivos móveis submetidos a avaliação. Seja para ouvir clips de voz do WhatsApp, atender chamadas em mãos-livres, ou simplesmente para ouvir música do Spotify, ou acompanhar um vídeo do YouTube no melhor formato possível.

Assim, de acordo com a DxOMark, o Xiaomi Mi 10 Pro é o melhor smartphone do ano para quem valoriza uma experiência multimédia mais rica e abrangente. A quem procura a melhor experiência de som num telefone, com som estéreo, esta é a escolha da entidade.

Como principais alternativas ao Xiaomi Mi 10 Pro, a empresa recomenda o OPPO Find X2 Pro, ou o Apple iPhone 12 Pro Max.

Huawei Mate40 Pro - o smartphone com melhor câmara de selfies

A câmara frontal é um dos quesitos quem em 2020 adquiriu nova importância, nem tanto pelas selfies, mas sobretudo pela frequência com que fizemos - e faremos videoconferências, videochamadas, bem como as reuniões de trabalho nas mais diversas plataformas.

Obviamente que, o facto de tirar bons auto-retratos ou selfies continua a ser um bom ponto de venda, mesmo no ano em que menos se viajou. Assim, para a DxOMark, o Huawei Mate 40 Pro apresenta a melhor câmara fotográfica frontal do mercado.

Como principais alternativas ao smartphone Huawei, a entidade aponta o P40 Pro e o Nova 6 GB - também da Huawei, seguindo-se o ASUS ZenFone 7 Pro, Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G e também o Samsung Galaxy S20 Ultra. Note-se que para selfies nenhum iPhone está nas recomendações de topo.

Huawei Mate 40 Pro - o smartphone com melhor câmara fotográfica

A Huawei tem no Mate 40 Pro o melhor smartphone para fotografia - câmara fotográfica principal - liderando assim a tabela da DxOMark com hardware incrível, capaz de captar fotografias como nenhum outro, destacando-se igualmente na gravação de vídeo.

O ano de 2020 foi particularmente terrível para a Huawei, fabricante que continuará a perder quota de mercado, fruto também da venda da Honor. Não obstante, a Huawei continua forte no seu mercado natal, a China e brindou-nos com excelente hardware.

Para quem valoriza acima de tudo a câmara fotográfica de um smartphone, a escolha deverá recair neste Huawei Mate 40 Pro. É, neste fim de ano, o equipamento que melhor captará e guardará as melhores memórias e momentos do utilizador

Como alternativa ao Huawei Mate 40 Pro, a DxOMark indica o Apple iPhone 12 Pro Max, dispositivo que ocupa a 2.ª posição, com resultados muito similares ao telefone da Huawei.

Que 2021 nos traga alegrias e, claro, smartphones dignos de nota!

Editores 4gnews recomendam:

  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Bacelar)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Bruno)
  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Abílio)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.