Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os carros elétricos gastam mais pneus do que os a combustão — eis porquê

Um novo estudo revela que os carros elétricos têm um desgaste dos pneus superior aos carros a combutão. Revela-nos ainda quem é o campeão no desgaste dos pneus.

Tesla Model 3

Se estás a pensar comprar um carro elétrico, provavelmente há um detalhe que não te passa pela cabeça: o desgaste dos pneus. Caso não saibas, os carros elétricos apresentam um desgaste superior face aos de combustão interna.

Esta informação pode ser comprovada no estudo realizado pela Kwik Fit Maintenance Index 2025, a maior empresa britânica de manutenção automóvel. Após analisados mais de dois milhões de veículos em mais de 600 centros, a conclusão é inequívoca.

Carros elétricos gastam cerca de 30% mais pneu e o Tesla Model 3 é o líder

O estudo em causa (via Jornal Económico) revela que o desgaste dos pneus "é 15% a 30% mais rápido do que nos carros a combustão”. Aponta ainda que o preço dos pneus também é superior para estes veículos, com um custo superior entre os 20% a 30%.

Na tabela dos 10 carros com maior necessidade de troca de pneus, o líder é o Tesla Model 3. O elétrico da empresa de Elon Musk é considerado o visitante mais frequente dos centros de troca de pneus, seguido pelo Citroën Berlingo e pelo "irmão" Model Y.

desgaste pneus

Esta tabela conta ainda com modelos como o Mercedes CLA, Volve XC40, os BMW Serie 4 e Serie 2 ou o Skoda Karoq. Se te preocupas com a quantidade de pneu que o teu carro gasta, estes são modelos a evitar.

Média de quilómetros percorridos de um elétrico vs combustão

Falando agora em números, o estudo mencionado revela que, em média, um carro com motor de combustão interna percorre entre 65 mil a 80 mil quilómetros com os mesmos pneus. No entanto, um carro elétrico comum tem uma média entre os 40 mil e 55 mil quilómetros.

Se olharmos para os elétricos de maior desempenho, o diferencial de distâncias percorridas é ainda maior. No caso deste segmento, a estimativa situa-se entre os 25 mil e os 40 mil quilómetros.

Mas afinal porque os carros elétricos gastam mais pneu?

As razões para esta diferença no desgaste dos pneus tem que ver com as características do carro. Um veículo elétrico é habitualmente mais pesado que um carro a combustão devido ao peso das baterias.

O seu maior poder de aceleração é outro fator que contribuiu para um desgaste superior dos pneus. Isto deve-se ao facto de estes veículos terem o binário 100% disponível logo no arranque, o que significa que estão instantaneamente prontos a oferecer o máximo da sua potência.

O próprio estilo de condução do condutor de um carro elétrico também contribui para isso. Muitos destes condutores gostam usufruir das acelerações fortes oferecidas pelos elétricos e isso é outro fator que contribui para um desgaste mais rápido dos pneus.

Conselhos para poupar mais pneus

Se queres diminuir o desgaste dos pneus do teu carro - seja elétrico ou a combustão - há algumas práticas que podes adotar. Uma delas é verificar recorrentemente a pressão dos pneus e garantir que está de acordo com as recomendações do fabricante.

Podes ainda evitar sobrecarregar o carro para evitar o peso excessivo nos pneus, fazer uma rotação dos mesmos a cada 10 mil quilómetros, verificar regularmente o alinhamento das rodas ou evitar as acelerações rápidas. Pequenas dicas que irão aumentar a vida útil dos pneus do teu carro.

Xiaomi Portable Electric Air Compressor 2
Xiaomi Portable Electric Air Compressor 2 Compressor de ar portátil (0,2 10,3 bar/3-150 psi, 6 modos, bateria de 2000 mAh
38,69 €Amazon
49,99 €-23%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.