Os 5 smartphones mais antecipados para o início de 2016

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Com o ano de 2015 a chegar ao fim é seguro dizer que este ano não teremos mais anúncios oficiais de smartphones, algo que não é necessariamente mau até porque este ano foi recheado de boas surpresas (e outras não tão boas). De qualquer forma, este foi um ano emocionante para o mundo tecnológico e o 2016 que se avizinha estará igualmente repleto de smartphones, gadgets e demais artigos empolgantes.

Com base naquilo que sabemos, no que fomos vendo e com base no que aprendemos sobre os hábitos das marcas e do impacto que estas têm junto do público, é chegada a hora de olhar para o futuro e elencar os principais smartphones a serem lançados na primeira metade de 2016. Até porque no início do próximo ano, em janeiro, teremos a CES 2016 e, pouco depois, a MWC Barcelona em finais de fevereiro, duas feiras tecnológicas que obviamente estarão repletas de novidades.

Samsung Galaxy S7

A próxima geração de smartphones Android topo de gama da Samsung já tem feito correr muita tinta com vários leak, rumores e mera especulação. Devido ao intenso marketing desta marca é impossível não ficar curioso relativamente aos sucessores dos elegantes Galaxy S6 edge que este ano surpreenderam tudo e todos com o seu design incrível.

Com base nos rumores até à presente data, o Galaxy S7 e Galaxy S7 edge serão bastante parecidos com a geração atual de equipamentos. Elegantes, em vidro e metal, com um ecrã de 5.2 polegadas Super AMOLED e resolução Quad-HD. As diferenças estarão no interior com um novo processador Exynos 8890 ou o Snapdragon 820 da Qualcomm. Outras novidades incluem uma câmara principal de 20MP e até suporte para expansão de memória via microSD.

A Samsung poderá lançar também os Galaxy S7 Plus e Galaxy S7 edge Plus ao mesmo tempo que as suas versões convencionais. Isto não será o início de um ciclo de 6 meses entre flagships, fiquem tranquilos, mas antes o ajustar de um novo padrão de lançamentos. Este ano a marca testou o mercado com os seus modelos edge, além de ter restringido muito a disponibilidade do modelo Note. Mas em 2016 a estratégia já estará bem definida e passará pelo lançamento dos 4 modelos referidos, muito provavelmente na MWC Barcelona em finais de fevereiro.

HTC One M10

Apesar de até agora não ter surgido qualquer rumor sobre o HTC One M10, sucessor do enorme fracasso que foi o HTC One M9, a marca taiwanesa está obrigada a criar algo surpreendente e vistoso.

Será que conseguirá surpreender o mundo como a Samsung vez com os S6? O HTC One X9 tentou mostrar um "novo" design mas de qualquer das formas ele não passa de um gama média-alta e só um flagship fará jus à marca.

Sony Xperia Z6

Sony, Sony, Sony... o teu Xperia Z5 Compact é sem sombra de dúvida, o smartphone Android mais cativante para a sua faixa de preços e tamanho do dispositivo. Portanto... com 3 equipamentos excelentes no respetivo mercado, para quê lançar outra gama de smartphones tão precocemente?

Questões retóricas à parte, é praticamente certo que a Sony lançará a nova geração de Xperia's Z6 algures em meados de abril ou inícios de maio de 2016, mantendo assim o ciclo de 6 meses entre flagships. Ainda pouco ou nada sabemos sobre a próxima geração de smartphones, os rumores e leaks têm sido algo contraditórios portanto não entraremos aqui em suposições. Esperemos (até abril/maio) para ver.

Os smartphones Sony têm tudo para ser um sucesso, no entanto parece que lhes falta um "je ne sais quoi", um toque de carisma ou irreverência que faça o público perder a cabeça e saltar para o clube Xperia. Além disso...deixem de canibalizar os vossos smartphones ao lançar novas versões a cada 6 meses.

Huawei P9

Ah... a Huawei! A marca que mais impacto causou no mercado português este ano e não com o seu Mate 8).

O Huawei P9 será apresentado entre meados de abril e maio de 2016 e sobre ele ainda pouco sabemos. Deverá manter a construção metálica, incorporará o novo processador da própria marca, o Kirin 950 cuja performance é tão promissora quanto a do Snapdragon 820. Além disso, deverá contar com 3/4GB de memória RAM, 32GB de armazenamento interno expansível, uma câmara fotográfica reforçada (o último leak referia uma dual-camera), e muito provavelmente um leitor de impressões digitais.

LG G5

O LG G4 é um dos topos de gama mais acarinhados do momento em Portugal e com toda a razão. A sua câmara está entre as melhores câmaras de smartphone no mercado, a sua performance é sólida e constante, a sua bateria é o seu calcanhar de Aquiles (mas pelo menos é removível e tem expansão via microSD). Apesar de uma ou outra imperfeição, o seu preço que agora está muito mais apelativo, tornou-o numa escolha de eleição no mercado português e não só.

O LG G5 deverá incorporar algumas das características do LG V10 (o flagship que não o é), seja o seu ecrã secundário no topo do dispositivo ou estrutura metálica e construção mais robusta. Deverá manter pontos chave como a expansão via microSD e a bateria removível, além de aprimorar os seus pontos de excelência como a câmara principal cujo sensor deverá aumentar para 21MP e 8MP frontais. Por último, o seu processador deverá ser o novo Snapdragon 820 da Qualcomm cuja performance é muito promissora.

Por qual destes smartphones estás mais ansioso?

Talvez queiras ver:

  • Huawei poderá estar a desenvolver o seu próprio GPU e Sistema Operativo – KirinOS
  • China Mobile confirma o lançamento do Samsung Galaxy S7 para março
  • Oxygen OS 2.2.0 a sair para o OnePlus 2

;)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.