O nome Ultra num smartphone indica que estamos perante um dos melhores – senão mesmo o melhor – modelo de uma nova série. Estes são os terminais mais aguardados por todos os utilizadores porque, geralmente, fazem justiça ao seu nome.
Neste artigo mostramos-te quatros modelos Ultra que vão marcar o ano de 2025. Começamos por um dos smartphones mais conhecidos e falados do momento.
1. Samsung Galaxy S25 Ultra
O 4gnews já teve oportunidade de testar o novo Galaxy S25 Ultra da Samsung e comprovou que faz toda a justiça ao seu nome e ao posicionamento premium que ocupa no mercado.
No interior, o processador Snapdragon 8 Elite personalizado para plataforma Galaxy está preparado para lidar com as tarefas mais exigentes, mesmo em modo de fazer muita coisa ao mesmo tempo (multitarefa)
Como habitualmente, a câmara também se destaca, até porque teve uma atualização no hardaware. Agora o modelo conta com um sensor ultra grande angular com 50 megapixéis de resolução. Mantêm-se os sensores primário de 200 megapixéis, telefoto de 10 megapixéis e periscópio de 50 megapixéis.
A cereja no topo do bolo são, obviamente, os recursos Galaxy IA, disponíveis em todo o mundo – ao contrário da rival Apple –, além de uma integração muito útil com o assistente Gemini da Google. Acrescente-se ainda os sete anos de atualizações de software que tornam este modelo à prova de futuro.
2. Xiaomi 15 Ultra
A Xiaomi já confirmou o seu modelo Ultra é apresentado oficialmente na China a 26 de fevereiro e no início de março chega ao mercado global.
O Xiaomi 15 Ultra é um dos smartphones mais antecipados e desejáveis da marca chinesa. A contribuir para este fator desejável está a sua câmara, com assinatura Leica, e que este ano traz uma boa novidade: um sensor periscópio com 200 megapixéis de resolução.
A acompanhá-lo vão estar um sensor primário, um ultra grande angular e um sensor telefoto, cada um destes com 50 megapixéis de resolução.
Como se isso não bastasse, no interior o modelo esconde o processador Snapdragon 8 Elite e uma bateria de 6.000 mAh de capacidade, além de ser o primeiro Ultra da marca a ter suporte para eSIM que funciona em Portugal
3. Vivo X200 Ultra
A Vivo não tem a quota de mercado e visibilidade da Samsung ou da Xiaomi, mas nos últimos anos tem impressionado com os seus smartphones. E o X200 Ultra parece que vai ser outra surpresa muito agradável e bem-vinda.
À semelhança do que acontece com o Ultra da Xiaomi, a câmara destaca-se. Com a assinatura Zeiss, o módulo traseiro inclui um sensor primário de 50 megapixéis e ultra grande angular com a mesma resolução. Mas também aqui há um sensor periscópio de 200 megapixéis.
Os restantes atributos também fazem justiça ao nome Ultra. Processador Snapdragon 8 Elite, bateria de 6.000 mAh de capacidade com carregamento rápido de 100 watts e ainda um armazenamento com uma capacidade de até 1 TB.
4. OPPO Find X8 Ultra
Um ponto em comum a estes modelos Ultra é a super câmara traseira que têm e o OPPO Find X8 Ultra não fica atrás dos rivais. É esperado que este modelo tenha um sensor primário de 1 polegadas e 50 megapixéis de resolução.
Junta-se a este um ultra grande angular e um sensor periscópio, ambos também com 50 megapixéis. Destaque para o zoom ótico de 6x.
Como não podia deixar de ser, é mais um terminal que vai ser alimentado pelo processador premium do ano: o Snapdragon 8 Elite, em conjunto com uma memória RAM de 16 GB.
Tal como te dissemos no início, o único Ultra que podes já adquirir é o Samsung Galaxy S25 Ultra que chegou, esta semana, às prateleiras das lojas portuguesas.