1. Connect
Recentemente, o Spotify anunciou novos recursos que vão impulsionar a plataforma de streming de música a funcionar como uma espécie de rede social. Novas funcionalidades são sempre bem-vindas, mas a plataforma conta já com recursos que funcionam mesmo muito bem.
Um dos meus favoritos é o Connect que permite controlar a reprodução de música remotamente, a partir de outro dispositivo. Na prática, estás a ouvir a tua playlist através da app instalada no teu smartphone e podes pausar a sessão com o teu tablet.
Atenção que para o conseguires fazer os dois dispositivos têm de estar ligados à mesma rede de Wi-Fi. Mas o recurso funciona mesmo bem e é mais útil do que parece à primeira vista.
2. Backup offline
Antes de falar sobre este recurso salientar um ponto importante: tens de ser assinante premium para ter acesso a esta funcionalidade. O recurso Backup Offline cria automaticamente uma playlist com as faixas de música armazenadas em cache.
Músicas estas que ouviste (e gostaste) recentemente. Tal evita que faças manualmente uma playlist para ouvires quando estiveres off. E há melhor: é que esta playlist é atualizada automaticamente, tendo por base os teus hábitos de audição.
Este é um recurso muito bem-vindo quando te preparas para uma viagem mais longa de avião, por exemplo, e de carro, já que pode ser usada em android Auto e Apple CarPlay, além de nos dispositivos Android e iOS.
3. Excluir faixa
Nem todas as músicas recomendadas pelo Spotify vão ao encontro do teu gosto; e quanto mais informação dás ao algoritmo, mais este pode ser certeiro. Por isso, outro dos meus recursos favoritos é o que permite excluir faixas.
Este recurso está “escondido” no menu de três pontos que surge no canto superior do ecrã de reprodução e basta selecioná-lo para a música desaparecer. Também podes recorrer a este mesmo recurso, quando queres retirar algumas faixas da tua playlist de eleição, seja porque já ouviste muitas, seja porque não queres que apareça no Wrapped algo que seja mais um “guilty pleasure” do que gosto pessoal.
