Com o crescimento dos navegadores de inteligência artificial, a comunidade de especialistas em segurança cibernética está atenta aos riscos deste software. Um relatório da Gartner do início de dezembro, nomeado de “A Cibersegurança Precisa Bloquear Todos os Navegadores de IA no Momento”, revela as vulnerabilidades destas ferramentas que ainda estão longe de ser plataformas seguras.
Agora, um estudo de dezembro publicado pela Digitain, fornecedora de serviços para plataformas de apostas, revela quais são os principais navegadores que apresentam riscos à segurança dos utilizadores.
A lista não inclui apenas software de IA, mas também aplicações populares que provavelmente utiliza todos os dias — e que igualmente contam com recursos ou são baseados em IA em alguma medida.
O desempenho do ChatGPT Atlas e do Chrome
O estudo revela que o navegador de IA da OpenAI, Atlas ChatGPT, é o pior navegador para quem prioriza a sua privacidade online. A aplicação falhou em todos os testes de particionamento de estado, utilizados para encontrar erros e falhas em software.
Dessa forma, o navegador atingiu uma classificação muito inferior aos demais nas três métricas avaliadas: privacidade e proteção contra recolha de dados, bloqueio de rastreadores e dados, segurança de conexão e navegação. A sua pontuação de “risco à privacidade” foi de 99 em 100.
O segundo navegador que oferece menor privacidade foi o Google Chrome, o browser mais utilizado globalmente, presente nos dispositivos de 66,58% dos utilizadores de todo o mundo, conforme dados da StatCounter. Nas três métricas mencionadas anteriormente, o navegador da Google atingiu uma pontuação de 76.
Na avaliação de proteção contra recolha de dados, o Chrome teve um desempenho mediano; no entanto, assim como o ChatGPT Atlas e Vivaldi, o navegador obteve zero na pontuação para bloqueio contra essa prática.
Os 10 piores navegadores para a privacidade
Consulte a lista dos 10 piores navegadores para quem busca privacidade, seguidos pelas suas pontuações de risco:
-
ChatGPT Atlas - 99
-
Google Chrome - 76
-
Vivaldi - 75
-
Microsoft Edge - 63
-
Opera - 58
-
Ungoogled - 55
-
Mozilla Firefox - 50
-
Apple Safari - 49
-
DuckDuckGo - 44
-
Tor - 40
A Digitain aponta que os melhores navegadores focados em privacidade dos utilizadores conforme a análise foram o Brave e Mullvad Browser, que tiveram resultados eficazes ao bloquear rastreadores e minimizar a recolha de impressões digitais.
