OPPO X 2021: smartphone com ecrã rolável é uma realidade!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O OPPO X 2021 é oficial! Este é novo smartphone disruptivo da quarta maior fabricante mundial de dispositivos móveis, marca presente em Portugal, em franco crescimento e agora com o primeiro telefone rolável, dezlizável, ou extensível.

É um formato ousado, fugindo à regra dos telefones retangulares, ou dos dobráveis da Samsung e Huawei. Estamos perante um novo conceito bastante aliciante com um smartphone que pode aumentar ou diminuir o tamanho do ecrã conforme seja necessário.

Chegou o OPPO X 2021, o smartphone extensível!

OPPO X21
O novo smartphone OPPO fechado (à esquerda) e estendido (à direita).

Em 2021 os roláveis - ou extensíveis - podem tornar-se sinónimo de tecnologia de ponta no mercado dos telefones, bem a par dos dobráveis.

A abordagem tem sido explorada pela TCL e mais recentemente pela LG com o seu "Rollable", mas foi a OPPO quem deu a conhecer o primeiro smartphone funcional a explorar este conceito após a CES 2021 onde vimos o seu protótipo.

A primeira fabricante a mostrar ao mundo um telefone extensível é a OPPO com o novo X 2021. É uma amostra do potencial que esta marca tem para oferecer à medida que também se implementa em Portugal e se dá a conhecer aos portugueses.

Apesar de mais fabricantes estarem a trabalhar neste conceito de ecrã extensível, com a Samsung, Huawei e LG na corrida, esta ronda pertence à marca que ostenta o verde-jade.

Rolável ou extensível? Este é o novo OPPO X 21

Acima vemos uma das unidades em circulação OPPO X 21 num vídeo narrado em francês, notando-se também o esforço da fabricante chinesa em afirmar-se na Europa. É um sonho tornado realidade, com os primeiros protótipos a serem revelados há poucos meses e agora já temos unidades funcionais do peculiar smartphone a chegar às mãos de alguns entusiastas e youtubers.

Estamos perante um smartphone consideravelmente mais grosso que o normal, bastante próximo do Samsung Galaxy Z Fold na sua posição fechada. O novo smartphone da OPPO tem um mecanismo que estende ou retrai o ecrã conforme as ordens do utilizador.

Ecrã de 6,7 ou 7,4 polegadas no novo smartphone OPPO

Na posição fechada tem 6,7 polegadas de diagonal e, quando totalmente estendido, totaliza 7,4 polegadas, assumindo aí um formato mais quadrado. Transitamos de uma experiência de smartphone para a de um tablet.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Segundo a própria fabricante de Dongguan este modelo está pronto, com os primeiros modelos a chegar às mãos da imprensa e peritos de mercado. Foi um desenvolvimento e produção rápida deste smartphone inovador, com poucos meses a separar o conceito, dos protótipos e agora do produto real.

O mecanismo que faz deslizar o ecrã pode ser comparado ao funcionamento de uma escada rolante, ou melhor, de um tapete rolante em que este surge da estrutura do smartphone. É uma implementação audaz que pode moldar o futuro deste mercado.

A OPPO usa um ecrã feito à medida e de acordo com as suas orientações para que a transição seja incólume. De acordo com os exemplos em funcionamento, a expansão e retração do painel ocorre de forma suave e sem falhas aparentes.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

As animações (GIFS) mostram-nos não só o ecrã deslizável, ou rolável, mas também a estrutura do smartphone. Vemos que ele se estende e contrai de acordo com as necessidades do utilizador, sendo mantido pelo esqueleto em metal.

Em seguida vemos outra das unidades de pré-produção num vídeo dedicado onde o seu funcionamento é naturalmente o objeto de todas as atenções. Aí vemos que o processo de abertura ou fecho é ativado com um duplo clique no botão lateral.

Podemos observar que não só o corpo e ecrã do OPPO X 21 se adaptam ao utilizador, mas também a interface gráfica do smartphone. Há um ajuste automático dos ícones e dos elementos da Color OS (interface gráfica da OPPO) aos diferentes formatos.

Ainda que o software esteja a ser ultimado, certo é que esta transição e ajuste aparenta ser extremamente rápida e sem empecilhos para o utilizador.

Veja-se também, ao minuto 1:30 do vídeo acima, as ligeiras vincas observáveis no painel do smartphone.

O ecrã é reforçado pelo interior para não colapsar ou deformar ao ser esticado e, posteriormente, ao ser enrolado ou guardado no próprio telefone. É notória a suavidade com que todo o processo ocorre apesar de todas as barreiras e desafios mecânicos.

Mais concretamente, a OPPO usa um ecrã OLED flexível, montado em cima de um mecanismo que pode ser comparado a um tapete rolante, ou passadeira. Abre e fecha, ou melhor, estica e encolhe sempre que o utilizador deseja.

Esta é uma visão de futuro para o mercado dos smartphones, com a OPPO a liderar o caminho.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.