A fabricante chinesa OPPO poderá, futuramente, implementar um programa de troca e substituição gratuita da bateria do nosso smartphones Android durante 4 anos após a compra. Para já é apenas um rumor, apontado contudo por várias fontes credíveis.
A degradação da bateria é um dos maiores receios de qualquer utilizador de dispositivos móveis. Ainda que as mesmas não "viciem", pelo menos não nos mesmos moldes que as antigas baterias dos telemóveis no início do século, certo é que há outras preocupações.
Programa pioneiro pode dar (ainda) mais motivos para comprar smartphones OPPO
Mais concretamente, por degradação da bateria entenda-se a sua capacidade, e gradual diminuição, na retenção de energia. É um processo natural que, determinados fatores e condicionantes podem (infelizmente) acelerar, mas que não escapa às fabricantes.
Este fenómeno é particularmente notório, por via da regra, após dois anos de utilização comum dos nossos smartphones. Em todo o caso, a OPPO poderá estar prestes a lançar um pioneiro programa de substituição gratuita da bateria durante 4 anos.
A fabricante chinesa aproveitará o lançamento do seu próximo smartphone Android a primar pelo estilo e qualidade de construção, para, supostamente, introduzir este programa na China. Ao que tudo indica, será um modelo de gama média / alta para 2023.
A hipótese é avançada pelo, geralmente credível, leaker Digital Chat Station através da rede social chinesa Weibo. Além disso, a tese é corroborada por outro dos leakers também presentes na plataforma que, ao que tudo indica, terá obtido a mesma informação.
4 anos de substituição para a bateria dos smartphones OPPO
A OPPO pode efetivamente estar a preparar uma plataforma de suporte alargado aos seus dispositivos móveis, prevendo inclusive uma troca deste componentes. Os moldes exatos e respetiva abrangência do programa não são, de momento, conhecidos do público.
Em todo o caso, a fabricante chinesa pode introduzir este novo programa com o seu próximo lançamento a ocorrer já amanhã, na próxima sexta-feira dia 15 de setembro, na China. Aí já sabemos que um dos produtos a apresentar será o smartphone OPPO A2 Pro.
Assim sendo, a fabricante pode dar aos consumidores, numa primeira fase apenas na China, a benesse de uma troca gratuita da bateria deste smartphone OPPO A2 Pro caso a sua "saúde" baixe dos 80%.
A estrear na China com o novo smartphone OPPO A2 Pro
Note-se que é este o patamar geralmente tido em consideração pelas fabricantes como a Apple para recomendar uma intervenção técnica na bateria. Por outras palavras, quando a saúde da bateria cai abaixo dos 80% está na hora de a substituir.
Importa frisar que, apesar de as fontes não o apontarem, acreditamos que este benesse seja concedida apenas uma vez por equipamento. Em todo o caso, será um forte extra e incentivo à compra dos seus produtos e confiança nas suas tecnologias.
Iniciativa poderá beneficiar (bastante) os consumidores
Face ao exposto, não podemos senão louvar a (possível) atitude da OPPO, algo que sem dúvida gostaríamos de ver replicado na Europa e, sobretudo, a contemplar vários modelos. É, em todo o caso, uma excelente maneira de provocar ondas no mercado.
Certo é que após quatro anos de utilização normal a saúde da bateria estará (bem) abaixo dos 80% no índice de envelhecimento da célula energética. Posto isto, se o referido programa for efetivamente implementado, o consumidor sairá sem dúvida a ganhar.
Editores 4gnews recomendam: