OPPO quer Inteligência Artificial generativa nos seus smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
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A OPPO está a aumentar o investimento em Inteligência Artificial generativa com a intenção de integrar grande modelos de linguagem (LLM) diretamente nos seus smartphones.

A marca chinesa pretende que o seu modelo de linguagem AndesGPT seja executado localmente no telefone para ser mais responsivo e eficiente.

Objetivo: smartphones OPPO entenderem os seus utilizadores

imagem do logotipo da OPPO
OPPO revela planos ambiciosos para a Inteligência Artificial generativa Crédito@OPPO

Este é o caminho que a OPPO quer seguir no futuro. Numa conferência de imprensa em Singapura, Jason Liao, responsável máximo do OPPO Research Institute, confirmou que a empresa está a investir na área de IA generativa com o ambicioso objetivo de os smartphones perceberem os seus utilizadores.

A ideia, como já foi referido, é executar localmente, ou seja, no próprio smartphone, grandes modelos de linguagem. Mas esta será uma tarefa desafiante, visto que a marca terá que colocar poder computacional suficiente no terminal para que este execute a operação, sem necessitar de serviços em nuvem.

A intenção da OPPO não se limita a que a IA generativa responda a perguntas do utilizador. O objetivo é que esta tecnologia, integrada nos smartphones, compreenda e interprete imagens e vídeos, em tempo real.

Por outras palavras, o smartphone passa a “ver e compreender” o mundo do seu utilizador, assim como ele o experiencia.

Com IA generativa local, OPPO pode diferenciar-se da sua concorrência

Se a OPPO for bem-sucedida, esta pode ser uma forma de se distanciar da forte concorrência representada pela Vivo, Huawei e Xiaomi. A maior parte das restantes empresas continuam a procurar soluções de IA generativa baseadas em nuvem.

Com esta abordagem local, a OPPO poderia fornecer serviços de IA generativa mais rápidos e também mais fiáveis aos seus utilizadores.

Esta não é também a primeira vez que a OPPO escolhe seguir por um caminho diferente e mais inovador. Recorde-se que através da sua colaboração com startups tecnológicas, a marca chinesa está também envolvida em áreas como o rastreamento tridimensional e monitorização da saúde sem contacto.

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Mónica Marques
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Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt