OPPO quer acabar com as palavras-passe em logins nos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A OPPO quer tornar mais seguro, prático e conveniente o tipo de autenticação exigida nos seus tablets e smartphones Android. Nesse sentido, a OPPO aliou-se, à FIDO Alliance, associação fundada em 2012 com o intuito de agilizar as autenticações seguras.

A tecnológica prepara-se para substituir os mecanismos tradicionais de autenticação. No seu lugar, teremos tecnologia livre de palavras-passe, permitindo registos mais rápidos, mais convenientes e mais seguros em diferentes contas, serviços e plataformas.

OPPO aliou-se à FIDA Alliance para trazer uma nova era de Logins sem Palavras-passe

OPPO

A OPPO acaba de anunciar uma parceria com a FIDO Alliance. Esta é uma associação aberta de empresas com a missão de desenvolver processos de autenticação que reduzam a dependência de utilização de palavras-passe.

Assim, como membro da aliança, a multinacional chinesa irá apoiar o desenvolvimento e implementação das mais recentes normas FIDO utilizando criptografia de chave pública e os protocolos definidos pela FIDO.

O objetivo? Proporcionar uma experiência de login mais segura, rápida e intuitiva entre dispositivos.

Mais segurança e comodidade a chegar também à ColorOS da OPPO

Want to send a screenshot, but it includes personal info? 😨Fear not. Auto Pixelate from #ColorOS13 will blur out sensitive data with just one tap ☝️ Share with confidence #ColorOSTips pic.twitter.com/vhojVTFeyL

— ColorOS (@colorosglobal) 21 de setembro de 2022

Nesse sentido, a OPPO também trabalhará com outros membros da aliança para desenvolver e promover certificações de Autenticação FIDO. Tudo para mitigar a dependência excessiva de logins exclusivos com palavra-passe em diferentes serviços.

Atualmente, qualquer utilizador comum, tem dezenas de contas online, tornando a gestão deste elevado número de palavras-passe num processo demorado e frustrante. Isto tanto para utilizadores como para as organizações.

Ao mesmo tempo, os métodos de autenticação exclusivos com palavra-passe apresentam sérias desvantagens.

Entre estes, apontamos os custos administrativos elevados envolvidos nas alterações de palavras-passe, aos consideráveis riscos de segurança devido a palavras-passe fracas ou devido à reutilização das mesmas em múltiplas contas.

Assim sendo, têm existido vários apelos na indústria tecnológica para que se desenvolva um processo de autenticação que reduza a dependência de palavras-passe ou até mesmo a sua substituição total.

A FIDO Alliance quer reduzir esta dependência mundial das passwords

ICYMI: Upcoming Webinar "Optimizing User Experiences with FIDO Security Keys" The webinar will provide essential education for any org that wants to implement phishing-resistant authentication w/ FIDO #securitykeys. Sept 15: 2pm ET, 11am PT Register today: https://t.co/kuWULEuCJD pic.twitter.com/xX9HjgvY59

— The FIDO Alliance (@FIDOAlliance) 1 de setembro de 2022

A FIDO Alliance foi fundada em 2012 para ajudar a reduzir esta dependência mundial excessiva de palavras-passe. Nesse sentido, trabalha para desenvolver normas de autenticação de identidade mais simples.

Em simultâneo, pode também providenciar novos sistemas de logins para websites, serviços e aplicações por todo o mundo.

A mais recente especificação de autenticação da aliança, a FID02, fornece uma estrutura técnica segura e conveniente. Esta é suportada por organizações como a Google, Microsoft e Qualcomm.

A solução? Uma nova passkey ou chave de acesso para dispositivos OPPO

Register today! Upcoming Webinar "Optimizing User Experiences w/ FIDO Security Keys" The webinar will provide essential education for any org that wants to implement phishing-resistant authentication w/ FIDO #securitykeys. Sept 15: 2pm ET, 11am PT https://t.co/kuWULEuCJD pic.twitter.com/RItpvoD4jd

— The FIDO Alliance (@FIDOAlliance) 6 de setembro de 2022

Após a entrada na aliança, a OPPO utilizará os padrões FIDO nos seus dispositivos e trabalhará na otimização da experiência do utilizador e na melhoria de autenticações seguras.

Assim, no futuro, os utilizadores podem usar os seus smartphones OPPO como uma “passkey”, ou chave de acesso. Isto para aceder a diferentes serviços através de websites, aplicações e plataformas, criando uma experiência de conectividade sem falhas.

Ao utilizar vários dispositivos inteligentes, incluindo novos dispositivos ou dispositivos de outros utilizadores que estejam próximos, estes podem aceder automaticamente às suas credenciais FIDO no dispositivo OPPO principal. Tudo sem ter de repetir o processo de autenticação nas restantes plataformas ou browsers OS.

Como membro da FIDO Alliance, a OPPO também se compromete a contribuir tecnicamente, com os diferentes grupos de trabalho da aliança. Tudo para elevar a tecnologia livre de palavras-passe a mais contextos e serviços.

No mundo digital, maiores fluxos de informação encontram mais desafios de segurança.

Através da sua proposta “Inspiration ahead”, a OPPO trabalhará com os parceiros da indústria para criar experiências de conexão sem palavras-passe mais seguras e convenientes que permitam novas experiências inteligentes a mais utilizadores.

FIDO Device Onboard Proposed Standard provides an automatic onboarding protocol for IoT devices. It permits late binding of device credentials so that one manufactured device may onboard, w/out modification, to many different IoT platforms. Learn more: https://t.co/qOf7y7ZK4u

— The FIDO Alliance (@FIDOAlliance) 22 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.