Através da LetsGo Digital, tivemos acesso a uma patente de um smartphone da Oppo, com uma tecnologia nova. Trata-se do Li-Fi, a próxima possível alternativa ao Wi-Fi, que oferece ligações mais rápidas.
O design do smartphone não é nada de novo pois temos um ecrã sem molduras. A câmara frontal está localizada num módulo pop-up, tal como os Oppo Reno. Esta é uma escolha de localização de câmara com que a Oppo já está habituada. De resto, temos duas câmaras traseiras e um ecrã curvo, que se transcende para a moldura do telemóvel.
O sistema da câmara pop-up possui ainda um retângulo peculiar. Este será o recetor de Li-Fi, um componente importante para que esta tecnologia de internet funcione.
Afinal, o que é o Li-Fi?
O Li-Fi, como o seu nome indica, utiliza luz para transmitir informação. Demonstrado em 2011 pelo físico alemão Herald Haas, o Li-Fi utiliza LEDs que são ligados e desligados a uma velocidade impercetível para o olho humano. Esta mecânica permite converter os sinais de LEDs em código binário.
O Li-Fi possui várias vantagens sobre o Wi-Fi, onde o consumo energético é uma delas. As ondas de Li-Fi também podem viajar até 100 vezes mais rápido que as do Wi-Fi. Na verdade, ambos os sistemas podem coexistir pois as ondas de luz não interferem com as de rádio.
Embora ainda estejamos a alguns anos de ver o Li-Fi aplicado de forma massiva e comercial, é certamente o futuro das ligações sem fios. Com o advento do 5G, as ligações de internet também estão a precisar de uma revolução.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi: utilizador descobre segredo no sensor de impressões digitais
- Xiaomi Mi 10 Ultra: vídeo de unboxing revelado antes do lançamento
- OnePlus Nord recebe a sua segunda atualização do OxygenOS!