A OPPO apresentou na última quarta-feira (4) a segunda geração da tecnologia de câmara embutida no ecrã. Tal como demos a conhecer na 4gnews, nesta segunda iteração a câmara é praticamente impercetível, com a captação de imagem muito melhorada.
Por muito descritiva que seja uma apresentação, nada supera a sua demonstração prática. Ora, é precisamente isso que aqui temos com um dos primeiros vídeos hands-on a chegar à Internet em que podemos ver o protótipo criado para o efeito já em funcionamento.
A 2.ª geração da promissora tecnologia desenvolvida pela OPPO
Segundo o apresentador do vídeo, o youtuber em questão, a câmara frontal é essencialmente invisível independentemente do ângulo, da refração da luz, ou da apresentação de diferentes cores e imagens no ecrã. Está já perfeitamente embutida no display.
O apresentador mostra-nos também o desempenho da câmara fotográfica com algumas amostras fotográficas captadas. O importante a reter são as proezas efetuadas pelos algoritmos de processamento de imagem, a fotografia computacional.
Isto porque a pré-visualização das fotografias e vídeos captados com esta câmara embutida é pejada de artefactos na imagem. Tem uma aparência estranha, ou mesmo fraca com pouca resolução e sem grandes pormenores.
Há luz do ecrã a ser captada pelo sensor de imagem da câmara fotográfica e outros elementos indesejáveis na imagem. Contudo, estes são posteriormente removidos pelos algoritmos de inteligência artificial (IA) e processamento da imagem.
A fotografia computacional corrige vários dos elementos indesejados
O youtuber confessa ainda que a câmara é ligeiramente percetível em alguns ângulos e cenários específicos. No entanto, na maioria dos casos o utilizador não dará pela sua presença, podendo usufruir de uma experiência de utilização com ecrã pleno.
De qualquer modo, o vídeo mostra-nos em grande detalhe a implementação, ou melhor, as suas capacidades práticas, sendo a câmara apenas visível em condições muito específicas. É "muito pequena" e a apresentação de cores não é um problema.
O exemplo demonstrado em vídeo pode integrar os próximos smartphones OPPO
Importa frisar que este smartphone - retratado no vídeo e nas imagens - é um mero protótipo. Não é um smartphone disponível no mercado, nem existem planos para que este dispositivo venha a ser produzido em massa.
Note-se ainda que a OPPO não é a única fabricante a trabalhar neste tipo de implementações com a ZTE a ser uma das mais conhecidas, com o Axon 30 5G a ser um dos produtos em questão.
Em síntese, contamos com a presença desta tecnologia e implementação nos próximos smartphones topo de gama da OPPO em 2021. Até lá, contudo, é provável que esta implementação venha a ser melhorada.
Editores 4gnews recomendam:
- TikTok copia funcionalidade que já se tornou banal nas redes sociais
- Sony vendeu quantidade incrível de consolas PS5 nestes 3 meses de 2021
- Realme GT Flash: as caraterísticas que o tornam num dos melhores smartphones de 2021