Oppo é a nova gigante a desafiar a Samsung, Apple, Xiaomi e Huawei na Europa

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Europa é um dos mercados mais vibrantes do mundo. Em 2020 foi dominado pela Samsung, Apple, Xiaomi e Huawei de acordo com os dados da Counterpoint Research. Este ano, contudo, a Oppo quer ocupar o lugar da Huawei e continuar a crescer.

Em comunicado à imprensa, a Oppo tornou pública a sua vontade em investir seriamente na Europa. O objetivo passa por se tornar numa das maiores marcas de smartphones na Europa, ocupando o vazio deixado pela Huawei e desafiando a Xiaomi.

A Oppo quer ser uma das grandes fabricantes de smartphones na Europa

Atualmente a Oppo é 5.ª maior marca mundial de dispositivos inteligentes, ocupando também uma posição de destaque nos mercados europeus. No entanto, a empresa redobra agora as suas expectativas ao anunciar o seu objetivo de se tornar num dos principais fabricantes e motor de inovação de dispositivos inteligentes na Europa.

Esta declaração de interesse vem no seguimento da sua entrada em Portugal durante o ano de 2020. Ano em que este mercado contraiu cerca de 14% no volume de vendas, com a Huawei e Samsung a liderarem as perdas na Europa.

Por outro lado, a Xiaomi tem vindo a crescer na Europa face ao vazio deixado pela Huawei. A fabricante liderada por Ren Zhengfei enfrenta diversos bloqueios como a impossibilidade de usar os serviços Google nos seus smartphones desde maio de 2019.

A Xiaomi cresce na Europa com a contração da Huawei

Apesar de ser dominado pela Samsung, também a líder de mercado registou uma quebra nas vendas no último ano, com base nos dados da Counterpoint. Assim, criam-se condições favoráveis para a ascensão de uma nova gigante no nosso mercado.

Perante esta conjetura, a Oppo quer continuar a fornecer tecnologia para dispositivos de média e alta gama assim como reforçar a presença da marca no norte da Europa num futuro próximo. A sua principal aposta será no segmento de média e alta gama.

A marca está já presente em 12 países da Europa Ocidental e registou um crescimento em 2020 superior a 200% (em comparação com o ano anterior) nos envios para a Europa Ocidental.

Tal como o coloca a Oppo, os próximos três anos serão de grande investimento na Europa. Este é o período definido pela fabricante de smartphones para se impor perante a Samsung, Apple e Xiaomi, ocupando a posição até há pouco detida pela Xiaomi.

O mercado europeu é dominado pela Samsung, Apple e Xiaomi

"Muda de telemóvel, mas não percas as tuas apps Google favoritas", a mensagem é clara.

De acordo com Maggie Xue, Presidente da Oppo Europa Ocidental: “Apesar de o último ano ter sido incrivelmente desafiador para muitos, todos nos apercebemos da importância que a tecnologia desempenha para estarmos ligados ao que importa.

"O crescimento sem precedentes que a Oppo obteve na Europa em 2020 enche nos de orgulho porque significa que oferecemos produtos de classe mundial que vão muito além da satisfação das necessidades dos nossos clientes.", aponta Xue.

"Estabelecemos um objetivo ambicioso para os próximos anos de nos tornarmos um dos principais fabricantes na Europa e estamos convencidos de que iremos alcançá-lo. É a mesma ambição que estimula a verdadeira inovação, o progresso e os valores da nossa empresa.”, acrescenta a líder a Oppo para o nosso mercado.

A geração Oppo Find X3 liderará os esfoços da marca em 2021

O objetivo traçado implica um esforço concertado da fabricante chinesa, materializando-se no lançamento da nova gama de smartphones Oppo Find X3. Esperamos três novos smartphones a chegar no dia 11 de março.

A Oppo é uma rival declarada da Huawei no seu mercado natal, a China. Estamos perante uma fabricante que se especializa no segmento premium, com smartphones de gama média alta e gama alta, tal como os preços médios dos equipamentos.

A sua colocação no mercado torna-a numa alternativa natural à Huawei e opção mais requintada face aos lançamentos da Xiaomi, por exemplo. Por outro lado, o preço dos seus equipamentos tende a ser mais oneroso.

Aguardamos, por fim, pelo lançamento da nova gama Oppo Find X3 a 11 de março.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp no computador recebe uma das melhores características da versão mobile
  • 10 mil pessoas pedem investigação aos youtubers portugueses à Polícia Judiciária
  • Realme GT 5G é oficial! Smartphone barato com o Snapdragon 888
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.