A OPPO está numa das suas melhores fases no mercado global de sm artphones. Após ter apresentado a nova gama Find X5 a 24 de fevereiro revela agora o novo carregador a 150 W SuperVOOC e um novo chip para cuidar da saúde da bateria.
As novidades foram reveladas esta segunda-feira (28) durante a conferência da OPPO no Mobile World Congress (MWC) 2022. Aí, a empresa chinesa desvendou o novo "salto em frente" face à atual tecnologia de carga rápida a 80 W presente nos Find X5.
O novo padrão de carga apresentado vem essencialmente dobrar a potência de carga presente nos OPPO Find X5 (80 W).
O padrão150W SuperVOOC carrega a bateria em 15 minutos
Os resultados laboratoriais do sistema 150 W SuperVOOC foram realizados num protótipo funcional cuja bateria tem 4 500 mAh de capacidade. Aí observámos a célula energética a carregar de 1% até 50% em apenas 5 minutos, ao passo que uma carga completa (100%) demorou cerca de 15 minutos.
Importa notar que o dispositivo de referência estava ligado, mas sem ligação às redes móveis (modo de avião). Em jeito de comparação, o atual padrão de 65 W presente em vários modelos carece de 40 minutos para atingir os 100% de carga,
Em 5 minutos temos 50% da bateria carregada
Para mediar este novo padrão de carregamento rápido a OPPO apresentou um novo adaptador USB / carregador para o efeito. Foi apelidado simplesmente de carregador a 150W SuperVOOC e baseia-se na atual tecnologia de GaN comum no setor.
A OPPO introduziu um novo carregador compacto a 150 W
O novo carregador a 150 W apresenta dimensões compactas com 58 x 57 x 30 mm e pesa cerca de 172 gramas. Ou seja, é muito comparável ao carregador atual da OPPO com 65 W de potência que encontramos em vários modelos da fabricante.
A fabricante comparou o novo carregador com o supracitado carregador a 65 W, bem como o adaptador da Apple a 61 W comummente usado para carregar os portáteis Macbook, entre outros dispositivos da tecnológica de Cupertino.
Mais uma vez, as diferenças são escassas com o novo produto a mostrar-se extremamente compacto para a potência de carga que consegue entregar. Aliás, de acordo com a marca a densidade de potência é de 1.51W/cm³, muito acima da média.
Ainda de acordo com a OPPO o novo carregador a 150 W poderá ser usado numa multiplicidade de dispositivos, desde os smartphones, tablets, até aos computadores portáteis e outros gadgets com conexão USB do Tipo C.
Importa notar que o carregador tem um output de 7.5A a 20V. Por outro lado, no telefone de referência a bateria está dividida em duas secções, ou seja, duas baterias de menor capacidade a compor a célula energética de 4 500 mAh, convertendo a corrente a chegar à bateria em 5V/15A.
A OPPO tem um novo mecanismo para cuidar da saúde da bateria
Entre as principais preocupações com os padrões de carga rápida está a saúde e eventual degradação da bateria. A pensar nisso a OPPO introduziu o Battery Health Engine que emprega também um chip próprio para gerir a carga deste componente.
Em condições laboratoriais a bateria reteve 80% da sua capacidade após 1 600 ciclos completos de carga e descarga. Ou seja, o dobro da média da indústria que se baseia nos 80% de capacidade após 800 ciclos de carregamento completos.
A boa gestão deve-se também ao algoritmo Smart Battery Health que vigia, constantemente, os elétrodos negativos com o intuíto de minimizar o desgaste da bateria. Na prática, diminui a ocorrência de iões de lítio que ficam presos e impedidos de transportar a carga, sendo este o fenómeno que provoca a degradação da capacidade da bateria.
Algoritmo e chip próprio para diminuir a degradação da bateria
Atualmente a gama de smartphones OPPO Find X5 já integra a plataforma Battery Health Engine, mas há mais novidades. Temos, com efeito, a tecnologia Battery Healing que visa, como o nome implica, curar a bateria, ou proteger a mesma da degradação.
Trata-se de um feito de engenharia que, nos smartphones com este sistema, comporta a presença de uma Solid Electrolyte Interface (SEI). Mais concretamente, uma película durável nos elétrodos da bateria para os proteger da degradação natural.
Temos ainda uma nova fórmula apelidada de Battery Healing que vai reparar ativamente a interface SEI enquanto que a bateria é carregada e durante o descarregamento. Ou seja, manterá ativamente os elétrodos em melhores condições de operação.
São estes vários mecanismos, físicos e algorítmicos que melhorarão o desempenho da bateria, bem como a sua longevidade.
O primeiro smartphone a usar este novo sistema de carregamento a 150 " será um equipamento OnePlus a chegar no segundo trimestre do ano. Entretanto, a Realme também anunciou este mesmo padrão de carga a 150 W a chegar aos seus smartphones.
Editores 4gnews recomendam: