Ao contrário de outras grandes fabricantes de smartphones, a OPPO vai optar por massificar a tecnologia de Inteligência Artificial. A marca chinesa acaba de anunciar que vai incluir ferramentas IA em toda a sua gama de smartphones, mesmo nas séries com preços mais acessíveis.
Objetivo: 50 milhões de utilizadores com IA no telefone
A OPPO não só anunciou que vai incluir tecnologia IA em todos os seus smartphones, como também deu a conhecer o seu objetivo. Até ao final de 2024, a marca chinesa pretende que 50 milhões de utilizadores OPPO tenham acesso a recursos generativos de Inteligência Artificial.
Para cumprir com esta meta, a marca vai fazer chegar ferramentas como AI Eraser aos modelos principais do seu portefólio, séries Find e Reno, mas também às gerações mais acessíveis F e A.
Completamente empenhada, a OPPO está a trabalhar com a Qualcomm e com a MediaTek para que os processadores incluídos em todos os modelos consigam lidar com as exigências da Inteligência Artificial generativa.
Já pelo lado do software, está a desenvolver experiências com o sistema operativo Android, com e sem serviços Google, para que todos os recursos funcionem bem e sejam consistentes.
Nem todos os smartphones OPPO A e F vão conseguir ter IA
Mas ainda que a ideia seja incluir todos os modelos de smartphones, a marca reconhece que nem todos os modelos das séries A e F podem vir a ser contemplados com esta tecnologia e recursos.
O desafio está nos processadores. A OPPO admite que as diferenças nos chips ditam se os dispositivos podem efetivamente ter os recursos IA planeados.
Em paralelo, a OPPO está a trabalhar com a Google para que os recursos do Gemini Nano sejam incluídos em alguns dos seus próximos equipamentos, nomeadamente Find X e Reno 12.
A marca chinesa está também a trabalhar com a Microsoft no sentido de melhorar a conexão entre computadores e smartphones, assim como para usar IA na conversão natural de texto e voz.