OPPO Air Glass: novos óculos inteligentes são dignos da saga Dragon Ball

Rui Bacelar
Comentar

A OPPO acaba de apresentar os seus primeiros óculos inteligentes de realidade aumentada durante o evento OPPO INNO Day 2021, a terceira edição deste certamente tecnológico. São os OPPO Air Glass e parecem ter sido tirados diretamente da saga Dragon Ball.

Visando não só aferir o poder do mundo que nos rodeia, mas sobretudo dar-nos informação contextual, útil, num pequeno ecrã (e novo micro projetor) em que o verde é a cor predominante, temos aqui os primeiros óculos inteligentes (ou monóculo) da fabricante.

Os óculos OPPO Air Glass chegarão às lojas na China

Light, thin, beautiful 🤩#OPPOAirGlass will enhance your work AND your workouts with our self-developed spark micro projector 📽️ and four intuitive methods of interaction - touch, voice, hand gestures, and head movements.#OPPOINNODAY2021 pic.twitter.com/t5HGtHrPrr

— OPPO (@oppo) 14 de dezembro de 2021

O evento mostrou-nos uma versão funcional deste produto que partilha os traços dos Saiyan Scouters da saga Dragon Ball. No entanto, neste caso o utilizador pode ter acesso a informação útil da sua agenda, meteorologia, entre outras informações.

Será útil para traduções em tempo real, instruções de navegação e direções, por exemplo, do Google Maps, bem como a apresentação de mensagens de texto (SMS), ou até mesmo emails apresentados mesmo à nossa frente.

Trazem informação contextual mesmo para a frente dos nossos olhos

OPPO Air Glass
O aspeto geral da lente "smart" dos OPPO Air Glass.

O produto pode ser dividido em duas partes ou módulos. O primeiro é o módulo "smart" com todos os componentes funcionais dos OPPO Air Glass. O segundo, as hastes feitas à medida para compensar e equilibrar o peso da porção "smart" dos óculos.

Não obstante, o módulo inteligente dos OPPO Air Glass pode ser usado em virtualmente qualquer armação de óculos fixando-se através de ímanes poderosos. Poderão, contudo, ficar mais pesados no lado em que este anexo seja fixado.

OPPO Air Glass
Os componentes internos dos OPPO Air Glass.

Ainda assim, a OPPO afirma que os OPPO Air Glass (a componente inteligente) pesa cerca de 30 gramas. Aí temos não só a bateria e circuitos integrados, como também um micro projetor apelidado de "Spark Micro Projector" do tamanho de um grão de café.

Este projetor está protegido por um invólucro metálico e a lente é protegida por vidro de safira para garantir a máxima durabilidade, sendo alimentada por um ecrã Micro-LED. Por fim, todo este módulo inteligente pesa apenas 30 gramas segundo a fabricante.

O "motor" dos Air Glass é o processador Snapdragon 4100

OPPO Air Glass

Os óculos OPPO Air Glass integram o processador Snapdragon 4100 da Qualcomm, um chip concebido para os produtos vestíveis ou wearables. Além disso, temos uma área sensível ao toque para controlar os óculos, microfones duplos, e altifalante.

Atualmente os óculos OPPO Air Glass só podem ser emparelhados via Bluetooth com o relógio inteligente OPPO Watch 2 e smartphones que usem a interface ColorOS 11 da marca. Posteriormente, a fabricante afirma que todos os smartphones do seu grupo, incluindo os OnePlus e possivelmente Realme, também poderão usufruir deste novo produto.

#OPPOAirGlass 👀 First steps into extended reality future #OPPOINNODAY2021 pic.twitter.com/phTTUj0fxj

— Ben Geskin (@BenGeskin) 14 de dezembro de 2021

Ademais, os OPPO Air Glass podem ser controlados através da voz, toque, bem como por gestos com a cabeça e mãos. Este último, contudo, só é possível se o utilizador estiver a usar o relógio inteligente OPPO Watch 2.

Formato da lente é inspirado nas assas da cigarra

OPPO Air Glass
Em destaque o altifalante, área de fixação magnética e lente dos Air Glass.

A lente destes óculos mede apenas 0,7 mm (espessura) com a forma das "asas de uma cigarra" de acordo com o diretor de produto da OPPO, Yi Xu. É nesta lente que o conteúdo será exibido com um brilho máximo de 1400 nits.

Importa também notar que a armação está disponível em cinza (prateado), bem como em preto, existindo dois tamanhos ao dispor dos clientes.

Weighing in at just under 30g, #OPPOAirGlass is one of the lightest monocle waveguide devices in the industry 🪶Smart, fashionable and meticulously engineered, #OPPOAirGlass makes a statement 👓#OPPOINNODAY2021 pic.twitter.com/3QMPWU9Xhm

— OPPO (@oppo) 14 de dezembro de 2021

Na prática, além de apresentar notificações do telefone e instruções de navegação os OPPO Air Glass podem atender (e mediar) chamadas telefónicas, ou até ouvir música - ainda que o som só seja emitido por um altifalante (um só canal).

Os OPPO Air Glass receberão mais funções no futuro

OPPO Air Glass

Não obstante, a OPPO afirma estar a trabalhar arduamente para trazer mais funções aos óculos como, por exemplo, a função de tele ponto. Desse modo, os Air Glass poderão úteis durante uma palestra ou apresentação.

Entre as aplicações práticas disponíveis, o gestor de produto da OPPO mencionou a capacidade de tradução em tempo real entre duas pessoas que usem os Air Glass. Assim, se a pessoa A falar inglês e a pessoa B em mandarim, as legendas poderão ser apresentadas em tempo real na lente dos óculos.

Todavia, de momento os OPPO Air Glass só suportam a tradução entre inglês e mandarim. Há, no entanto, a promessa de suporte para tradução entre mandarim e japonês, bem como mandarim e coreano a chegar "em breve" de acordo com Xu.

Os óculos inteligentes chegam em 2022 ao mercado natal da China

OPPO Air Glass

Por fim, os OPPO Air Glass têm autonomia para até três horas de uso com uma carga. A fabricante também fez saber que disponibilizará o APK para que qualquer programador interessado possa desenvolver aplicações para esta nova plataforma.

O produto em si, começará a ser vendido durante o primeiro trimestre de 2022, na China. De momento não há informações oficiais relativamente ao preço dos óculos inteligentes.

Numa última nota, o dispositivo estará disponível nas cores Preto ou Branco, tendo por acessórios duas armações personalizadas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com