Opera vai ajudar a proteger a tua privacidade. Entende como

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Através da sua nova atualização (Versão 65), o navegador Opera vai receber uma função muito útil para quem preza a privacidade na internet.Assim que ativa, o Opera mostra-te uma lista dos sites que te estão a "seguir". Quase todos os sites utilizam os chamados "trackers", que recolhem dados sobre a navegação do utilizador.

Normalmente estes são utilizados para redirecionar anúncios ou alimentar estatísticas. No entanto, sites podem incorporar trackers de terceiros, que podem tornar-se bastante invasivos a mostrar anúncios durante a navegação.

Assim sendo, esta função de proteção de privacidade mostrará todos os trackers existentes nos sites visitados. O Opera mostra o número de trackers, bem como os seus nomes, origem e ainda a designação como conteúdo ou analíticos.

Adicionalmente, o número de anúncios em cada página é também mostrado com a opção de bloqueá-los. Esta é uma popular implementação por parte do Opera que elimina a necessidade de instalar Adblock ou outros filtros de anúncios. Existe a opção de desativar completamente estes bloqueios em sites de confiança.

Versão 65 do Opera traz outras pequenas melhorias

Além das melhorias na privacidade, o Opera 65 traz uma barra de endereços mais versátil, fazendo sugestões de navegação baseadas no histórico do utilizador. Na interface, os marcadores com os sites favoritos e histórico passam a estar na lateral do navegador.

Apesar de estar bem longe de ser o navegador mais popular do planeta, o Opera mantém uma comunidade fiel. O navegador possui funcionalidades interessantes como integração com as apps de mensagem como Facebook Messenger e WhatsApp.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Mac Pro e Pro Display XDR chegam em dezembro e têm um preço inacreditável!
  • MacBook Pro de 16 polegadas é oficial: Apple ouviu finalmente as críticas
  • Sondagem: que método de pagamento utilizas para comprar online?
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.