O CEO da OpenAI, Sam Altman, tem atualmente uma missão: encontrar investimento na ordem dos milhares de milhões para construir uma rede global de fábricas para a produção de chips de Inteligência Artificial.
A informação foi avançada pela agência de notícias Bloomberg que avança que Altman já se encontrou com potenciais investidores, nos quais se incluem a empresa G42, com sede em Abu Dhabi, e o Grupo Softbank do Japão.
Sam Altman acredita que em breve pode haver nova crise de chips
A nova missão de Sam Altman está diretamente relacionada com a sua crença de que, em breve, a indústria de Inteligência Artificial vai enfrentar uma nova crise de escassez de processadores.
Para já, as previsões de produção de semicondutores apontam para que a procura seja maior do que a produção. O que dá razão à crença de Sam Altman.
O CEO da OpenAI acredita que sem número suficiente de chips a implementação generalizada da Inteligência Artificial possa ser prejudicada com atrasos.
A ideia de Sam Altman para a produção de chips vai no sentido inverso de outras empresas tecnológicas bem conhecidas do público e que também abraçaram a tecnologia IA. Google, Amazon e Microsoft, geralmente, projetam os seus próprios processadores, mas entregam a produção dos mesmos a terceiros.
Construção de instalações de produção de chips IA implicam investimento elevado
A busca de Sam Altman por um investimento na ordem dos muitos milhares de milhões tem uma razão forte. A construção e manutenção de uma fábrica que produza chips IA implica um investimento bastante elevado, assim como muitos recursos.
Para efeitos de contexto, a criação de uma única fábrica equipada com a última tecnologia de ponta pode exigir um investimento na ordem de dezenas de milhares de milhões e um período prolongado de construção.
Diz a agência Bloomberg que as conversações entre Sam Altman e a empresa G42 têm sido sobre valores entre os 8 mil milhões e 10 mil milhões.
Mas o CEO da OpenAI não descura parceiros e os atuais principais produtores de chips, como a Samsung Electronics, Intel e Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. são considerados como potenciais parceiros num futuro negócio.