A OnePlus registou uma nova patente que descreve sucintamente um novo método de ocultação da câmara fotográfica frontal, a câmara das selfies para os seus smartphones Android. Localizada no canto do dispositivo, mais concretamente no aro, ou bezel.
Tal aplicação permitiria aumentar a área do painel fontal ocupada pelo ecrã, apontando a câmara para uma posição secundária, onde não interrompesse o ecrã.É, ao que tudo indica, um dos últimos esforços da fabricante no sentido de esconder esta câmara.
A nova patente da OnePlus liberta o smartphone da câmara frontal
Caso aplique a nova patente, os smartphones OnePlus podem colocar a câmara frontal no aro do ecrã. Mais concretamente, num dos cantos do ecrã, na estrutura que confere rigidez ao smartphone e reforça a sua construção.
A OnePlus é uma das fabricantes que mais tem trabalhado no sentido de ocultar a câmara frontal dos seus smartphones. Fê-lo, numa primeira fase, com o notch na geração OnePlus 6, seguindo-se a câmara pop-up com recurso ao motor elevatório.
Na primeira implementação a câmara continuava a interromper o ecrã, no notch do OnePlus 6. Alguns meses depois, com o OnePlus 6T esse notch foi drasticamente reduzido, adotando o formato orgânico de gota de água, ou lágrima.
Logo após, na geração OnePlus 7, a câmara utilizaria o mecanismo elevatório, ficando escondida na estrutura do smartphone sempre que não era usada. No entanto, na geração seguinte - os OnePlus 8 - a câmara voltaria a ocupar o ecrã com o punch-hole.
Não satisfeita com as soluções implementadas, a OnePlus procura assim uma via alternativa, tendo registado uma patente no World Intellectual Property Office (WIPO) para esse efeito, descrita num total de 23 páginas - documento em PDF.
A OnePlus quer smartphones com ecrãs sem interrupções
Enquanto a tecnologia que permite embutir a câmara fotográfica frontal no ecrã não está suficientemente madura, é provável que a fabricante chinesa explore outras implementações como a acima descrita. Entretanto, a ZTE é uma das principais marcas a alavancar a implementação das câmaras por baixo do ecrã, desenvolvendo uma aplicação extremamente promissora.
Há, ainda, um grande trabalho a ser feito até que tal implementação seja fiável o suficiente para ser adotada pelas principais fabricantes mundiais, mas é muito provável que o futuro passe por este tipo de aplicação.
Relembramos ainda que, a submissão de uma patente não obriga a marca responsável a adotá-la. Significa, tão-somente, que tal tecnologia, nos termos em moldes em que é descrita, pertence em exclusivo à entidade que a submeteu.
O próximo smartphone da OnePlus, o OnePlus 9 deverá ser apresentado em junho, ou maio de 2021. As últimas fugas de informação apontam o estabelecimento de uma nova parceria com a Hasselblad, entidade de renome no campo da fotografia.
Editores 4gnews recomendam:
- Ransomware of Things: os principais riscos e método de ataque
- MEO, NOS e Vodafone, qual a melhor operadora para ver Netflix
- Apple: iOS 14 retém todos os dados dos seus utilizadores