A OnePlus submeteu recentemente uma nova patente na qual versa uma solução inovador para a câmara fotográfica principal do smartphone. Em causa está uma única câmara, quebrando com a atual tendência de implementação de vários módulos fotográficos, mas há um bom motivo para tal.
Uma só câmara que pode girar e mover-se consoante seja necessário para não só focar, mas também alterar a distância focal e aproximar ou afastar do objeto. Isto é, um sistema similar às câmaras fotográficas compactas propriamente ditas, bem como aos antigos Nokia PureView dedicados à fotografia.
A patente da OnePlus apresenta um sistema de câmara rotativa para smartphones
Submetida na China em finais de 2020, a solução foi agora descoberta pela publicação LetsGoDigital na qual vemos um módulo capaz de girar até 180 graus ao longo do eixo horizontal. Assim, permitindo à objetiva entregar diferentes distâncias focais.
Uma tal implementação permitirá a uma só câmara cumprir o papel da ultra grande angular e / ou da objetiva telefoto que atualmente temos presente em vários smartphones. Ou seja, concentrar numa só câmara as diferentes formas de fotografar.
De acordo com a fonte em questão a patente foi submetida com o nome "Camera Module and Electronic Equipment”. Isto é, um módulo de câmara e equipamento eletrónico.
Sistema permitiria a uma câmara proporcionar várias distâncias focais
Esta implementação conseguiria girar a câmara fotográfica graças a um mecanismo de íman que, através do magnetismo, permitiria obter a distância focal pretendida. O seu funcionamento é melhor ilustrado no vídeo, em seguida:
Ainda de acordo com a mesma fonte, este sistema permitira também melhorar a estabilização da imagem. Aliás, em princípio seria similar ao mecanismo Sensor Shift presente nos mais recentes iPhones da Apple.
Até ao momento, contudo, não sabemos se a OnePlus tenciona passar da teoria para a prática com uma tal implementação. Até lá, temos o vídeo conceptual com base na patente submetida a demonstrar como poderia funcionar um tal sistema.
Acima vemos também vários exemplos e ilustrações de como seria o aspeto de um tal dispositivo móvel com este sistema. O destaque iria, necessariamente, para o grande módulo fotográfico aí presente.
Em síntese, preferem várias câmaras na traseira do smartphone, ou uma só (grande) câmara fotográfica?
Editores 4gnews recomendam:
- AnTuTu tem nova função útil para a bateria dos smartphones [Dica]
- Oficial: Xiaomi Redmi Note 11 já tem data para apresentação global
- OnePlus: estes são os smartphones e gadgets a chegar à Europa em 2022