OnePlus Nord 2 explode e causa acidente à utilizadora do novo smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O smartphone OnePlus Nord 2 foi apresentado a 22 de julho de 2021 como a mais recente proposta de gama média da fabricante chinesa sob a alçada da OPPO. Infelizmente, uma das primeiras unidades do telefone viu a sua bateria irromper em chamas, acabando por carbonizar o produto e causar grandes danos ao respetivo utilizador.

O caso teve lugar na Índia, mais concretamente em Bengalaru, acabando por causar um acidente perante o susto com o dispositivo móvel em chamas. De acordo com o testemunho de Ankur Sharma através do Twitter, a sua esposa acabaria por sofrer um acidente devido à explosão da bateria e choque provocado pelo incidente.

O smartphone OnePlus Nord acabaria por ficar carbonizado

Segundo Sharma, o telefone OnePlus contava apenas com cinco dias na sua posse quando, pelas seis horas da madrugada terá ocorrido o incidente.

Através do Twitter, numa publicação, entretanto eliminada, refere que a sua esposa estava a andar de bicicleta com o seu novo OnePlus Nord 2 quando, de repente, uma explosão seguida de fumo começou a emanar do telefone.

Infelizmente a sua esposa acabaria por se ver envolvida num acidente após ter perdido o controlo da bicicleta onde seguia face à comoção provocada pelo telefone. O dispositivo estaria na sua bolsa de tira-colo, em condições normais de operação antes do sucedido.

Perante as imagens publicadas por Ankur Sharma podemos apontar uma falha catastrófica da unidade de bateria neste smartphone como potencial causa do acidente. Mais concretamente, uma falha estrutural na bateria que terá causado um curto-circuito na unidade.

A bateria é a causa mais provável para esta "explosão"

As fotografias publicadas no Twitter e colhidas pela publicação LetsGoDigital mostram-nos o estado deplorável em que ficou o smartphone da marca chinesa. A traseira ficou completamente destruída, bem como o painel frontal e display do telefone.

Também o ecrã apresenta sinais de dano por calor extremo, caraterístico de uma falha estrutural da bateria causando assim um curto-circuito, ou mesmo um pequeno incêndio. A estrutura mostra-se ainda dobrada de dentro para fora, caraterístico de uma explosão.

Após a publicação efetuada no Twitter a OnePlus terá entrado em contacto com o respetivo dono, lamentando imediatamente o sucedido e querendo apurar as causas de tal incidente, além de compensar o utilizador pelos danos sofridos.

Importa ainda frisar que após a exposição e resposta por parte da OnePlus o utilizador em causa apagou o tweet.

As células energéticas dos nossos dispositivos móveis, entre os quais se contam os smartphones, são sempre o elemento mais volátil. Bastará uma unidade mal montada, ou uma bateria mal construída para que a mesma possa ser perfurada e criar uma situação como a que aqui ilustramos.

Por outro lado, de momento não há nada que faça prever mais incidentes com o novo OnePlus Nord 2, sendo um caso isolado. De qualquer modo ficaremos atentos ao desenrolar deste caso e às conclusões da investigação aberta pela OnePlus.

Por fim, descarta-se para já hipótese de mau uso do dispositivo móvel uma vez que o mesmo não estava em uso no momento do incidente, encontrando-se guardado na bolsa da utilizadora.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung já definiu o preço dos novos Galaxy Buds2 para a Europa
  • Huawei P50 Pro: há mais um pormenor onde também é o ‘melhor do mundo’
  • Xiaomi Mi MIX 4 chega em agosto sem uma das caraterísticas pedidas pelos utilizadores
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.