Algumas fabricantes Android puxam os limites no que ao período de atualizações oficiais dos seus smartphones diz respeito. Marcas como a Google ou Samsung prometem até 7 anos de grandes atualizações, mas a OnePlus é uma das que se opunha a isso.
O verbo conjugado no passado não é inocente, já que a fabricante chinesa acaba de mudar de ideias. E isso acontece porque um dos seus executivos confirmou que o OnePlus Nord 4 terá até 5 anos de atualizações.
OnePlus Nord 4 terá 4 anos de atualizações para o Android e 5 anos de segurança
O anúncio foi feito por Kinder Liu em conversa com a Digital Trends. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que o seu novo gama média terá 4 anos de atualizações de sistema e 5 anos de atualizações de segurança.
Ora, perante esta promessa, importa relembrar um comentário feito pela OnePlus no início de 2024. Nessa ocasião, a empresa defendia que atualizar um smartphone por mais de 5 anos era um disparate financeiro.
É certo que o OnePlus Nord 4 não irá exceder esse patamar, mas um ano de diferença não é assim tanto quanto isso. Aliás, a promessa feita para este equipamento irá certamente implicar mudanças nas políticas de atualizações de outros equipamentos da marca.
Note-se, por exemplo, o OnePlus 12 que possui os mesmos 5 anos de atualizações de segurança e 4 de sistema. Sendo este o topo de gama da empresa, parece estranho que os seus gama média sejam atualizados pelo mesmo período.
Perante este cenário, é fácil especular que também os topos de gama da OnePlus serão atualizados por mais anos. Ademais, será interessante saber se isso se aplicará apenas ao futuro OnePlus 13 ou se terá aplicação prática também nos modelos que o precedem, sobretudo o OnePlus 12.
Voltando ao OnePlus Nord 4, este anúncio coloca o próximo gama média da chinesa a par com alguns dos seus principais concorrentes. Em particular o Samsung Galaxy A55 que também oferece 5 anos de atualizações de segurança.
Outra novidade ligada ao OnePlus Nord 4 tem que ver com a sua construção. Este terá uma traseira inteiramente construída em metal, algo que já não se observa no mercado há alguns anos.
Segundo Liu, esta construção permitirá ao Nord 4 ter mais "durabilidade, beleza, permanência e resistência". Ele aponta ainda que as empresas começaram a desistir do metal em razão das ligações 5G e a interferência que esse material traz com os sinais de rede e as antenas dos smartphones.