Dificilmente não ouviste falar na grande polémica gerada recentemente em torno da câmara de infra-vermelhos presente no OnePlus 8 e OnePlus 8 Pro. Esta câmara foi usada no filtro "Photochrom", que permitia ver através de certos plásticos e peças de roupa muito finas.
Com toda a polémica gerada, a fabricante acabou por revelar que iria desativar a funcionalidade temporariamente na China numa próxima atualização. No entanto, acabaram por fazer asneira e lançaram a atualização globalmente.
Apesar do que a fabricante havia prometido, já foram muitos os utilizadores na Europa que realizaram a atualização e acabaram por perder o acesso ao popular/polémico filtro. A OnePlus já confirmou que a atualização não deveria ter sido lançada e que irão reverter a situação na próxima atualização.
OnePlus 8 Pro passa a ter apenas uma tripla câmara traseira
Ainda que tenha sido promovido como tendo uma "quad-câmara", a verdade é que o 4º sensor é o de infra-vermelhos, sendo utilizado exclusivamente para este filtro Photochrom. Assim sendo, ao remover o filtro da aplicação da câmara, este caro topo de gama passa a oferecer apenas uma tripla câmara.
Garantidamente, os utilizadores não irão ficar satisfeitos. A OnePlus já confirmou que vai ser apenas temporário (ainda que seja apenas na China) e que irão encontrar solução para esta indesejada funcionalidade do sensor infra-vermelho.
No entanto, parece complicado perceber como é que irão conseguir "corrigir" este problema, visto que é uma capacidade natural deste tipo de sensor.
Uma coisa é certa, parece que apesar de ter sido acidental, a atualização continua disponível para os vários mercados globais. Se não queres perder acesso ao 4º sensor do teu OnePlus 8 Pro, não faças a atualização!
Não foi confirmado pela marca, mas parece que a única coisa que esta atualização faz é mesmo eliminar este filtro.
Editores 4gnews recomendam:
- OnePlus 7T e OnePlus 7T Pro recebem grande novidade nas câmaras
- OnePlus Z com design frontal confirmado graças a película protetora
- OnePlus pode acabar por abandonar os processadores da Qualcomm! Percebe porquê