A OnePlus não pode vender os seus smartphones na Alemanha. A marca está a passar por uma batalha de patentes, em tudo semelhante ao que a OPPO passou com a Nokia.
Tendo em conta que a OnePlus e a OPPO são empresas “gémeas” que pertencem ao mesmo grupo – BBK Electronics – há já uma experiência neste tipo de situação. Mas qual e com quem é agora a batalha? Explicamos-te tudo neste artigo.
Loja online alemã OnePlus sem autorização para vender
Apresentamos a empresa de tecnologia sem fios InterDigital que acusa a OnePlus de usar a sua tecnologia 5G sem estar devidamente autorizada. Ora devido a esta alegação, a loja online alemã da OnePlus está impedida de vender smartphones naquele mercado europeu.
E sim, as únicas vendas que não são autorizadas referem-se exclusivamente a smartphones. Tablets, smartwatches e auriculares podem continuar a ser comercializados pela OnePlus na Alemanha.
A marca chinesa já emitiu um comunicado sobre esta situação, no qual garante que planeia continuar as negociações para que, muito em breve, esta proibição seja levantada.
Diz a OnePlus: “continuaremos a negociar com a InterDigital e desejamos resolver este assunto de forma amigável. Enquanto isso, o nosso compromisso na Europa permanece inalterado e continuaremos a fornecer excelentes produtos e serviços aos nossos utilizadores”.
Percebe-se a motivação da marca chinesa para resolver o conflito o mais rapidamente possível. Afinal, ainda durante este mês o muito aguardado topo de gama OnePlus 13 pode ser oficialmente apresentado.
Visto que o modelo será (muito possivelmente) comercializado a nível global, todos os mercados europeus têm de estar à disposição da marca.
Processo pode ser mais demorado do que o desejável
Mas o processo pode ser mais demorado do que o desejado. Pelo menos, a ver pelo exemplo da batalha que a OPPO travou com a Nokia, exatamente pela utilização não autorizada de uma patente.
Foram precisos dois longos anos para que as duas empresas chegassem a um entendimento. E enquanto tal não aconteceu, a OPPO estava impedida de vender smartphones na Alemanha e também em outros mercados europeus.