OnePlus 8T Concept: eis o smartphone que reage à respiração!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O OnePlus 8T Concept acaba de ser anunciado oficialmente pela fabricante chinesa com uma traseira em vidro eletrocromático que lhe confere algumas peculiaridades. Entre estas destacamos a possibilidade de reagir à respiração do utilizador. Sim, isso mesmo!

Mais ainda, a cor da traseira em vidro também muda quando o smartphone recebe notificações, estando equipado com um sensor mmWave que emprega uma tecnologia similar à do radar para mediar o "Sensor Reativo" neste novo smartphone Android.

Este é o OnePlus 8T Concept

Em primeiro lugar, as más notícias. Não poderão comprar este smartphone OnePlus. À semelhança do Concept One revelado em 2019, este novo smartphone não chegará aos consumidores sendo sobretudo uma curiosidade, deveras peculiar.

De igual modo, vale frisar que todas as suas especificações técnicas são iguais à do OnePlus 8T convencional, esse sim disponível para o público. Aliás, a única diferença é o painel traseiro do dispositivo móvel agora apresentado com vidro eletrocromático.

Tal como vemos acima na publicação de Pete Lau, CEO da OnePlus, o painel traseiro é composto por uma série de "bolhas", formas orgânicas e irregulares não muito distintas de uma lâmpada de lava que reagem a vários estímulos e mudam de cor.

O vidro do smartphone OnePlus muda de cor

Através de comunicado à imprensa, a fabricante chinesa diz-nos que a traseira tem uma película especial que lhe permite mudar de cor, tendo no seu interior um óxido metálico que reage à presença de corrente elétrica, alterando de tonalidade.

Frisamos ainda que a cor do painel traseiro - as porções reativas - alternam entre o azul metálico e o prateado.

As aplicações deste conceito da OnePlus

A Tecnologia sensível e Reativa: (ECMP + mmWave). O módulo de radar mmWave transmite e recebe ondas eletromagnéticas que são processadoras pelo Digital Sound Processor - DSP - em harmonia com o CPU para reagir a vários estímulos.

Esta capacidade pode ser aplicada à sinalização de notificações. De acordo com a marca, esta tecnologia poderá desbloquear alertas visuais (mudança de cor na traseira) ao receber uma chamada, ou uma notificação a ser definida pelo utilizador.

Por fim, também pode ser usado como monitor de respiração. A tecnologia mmWave pode sentir e reagir à respiração do utilizador, sincronizando os pulsares de cor com a inspiração e expiração da pessoa. Tal capacidade torna possível o biofeedback aplicado a dispositivos móveis.

Em síntese, o OnePlus 8T Concept é capaz de "respirar contigo", nas palavras da fabricante.

Editores 4gnews recomendam:

  • Skype para Android recebe característica popular do Facebook Messenger
  • CUIDADO: Ransomware disfarçado de Cyberpunk 2077 à solta no Android!
  • Apple bate Samsung: iPhone 12 é o smartphone 5G que mais vende!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.