O OnePlus 7 será desvendado dentro de poucos meses. Os rumores à volta do smartphone indicam que o dispositivo contará com uma câmara Pop-up para o sensor frontal e, na minha opinião, essa é a melhor opção que podem tomar.
Ainda que seja discutido numa questão de gostos, temos de analisar um pouco o smartphone numa perspetiva de mercado. A OnePlus, ainda que esteja a crescer, é uma fabricante pequena quando comparada à Samsung, Huawei, Apple ou Xiaomi.
Os smartphones da OnePlus ofereceram inicialmente uma qualidade de especificações fantástica por um preço imbatível. Daí o nome "flagship Killer".
OnePlus 7 deverá ter uma ligeira subida de preço face ao antecessor
Porém, as coisas agora não são bem assim. A OnePlus subiu o preço dos seus equipamentos de forma a implementar as últimas tecnologias, melhores câmaras e uma qualidade de serviço melhorado. Ou seja, era inevitável que tal acontecesse.
Espera-se que o OnePlus 7 tenha, mais uma vez, um pequeno aumento face o antecessor e a marca tem de o justificar. Ademais, precisa de nos dar algo novo e acredita que não é fácil.
Com o lançamento do Xiaomi Mi 9 por 500€ a OnePlus perderá a carte de único smartphone topo de gama com um preço fantástico e qualidade de topo. Seja em ecrã, características ou câmara. Ou seja, a marca precisa de algo novo. Mas o quê? Vamos analizar a concorrência.
Concorrentes da OnePlus
- Apple dá-nos um ecossistema único
- Samsung dá-nos um ecrã do melhor que há
- Huawei uma câmara fotográfica longe dos concorrentes
- Xiaomi dá-nos uma inigualável qualidade/preço
- Google Pixel a experiência de Android Puro
Isto é, a OnePlus não se conseguiria diferenciar neste momento. O OnePlus 6T foi um dos primeiros a trazer o sensor biométrico no ecrã ao mercado ocidental mas este ano as coisas são diferentes. Xiaomi, Samsung e Huawei já nos dão.
O ecossistema da OnePlus está longe de ser o da Apple e a marca chinesa não consegue competir com o Android puro da Google. Por muito que a OxygenOS seja boa, não é a que recebe primeiro a atualização. São os Google Pixel.
Assim sendo, a OnePlus tem a oportunidade de trazer algo "único" ao mercado ocidental. A Vivo já nos deu um smartphone com câmara de Pop-Up mas não se vê Vivo forte na Europa. A OnePlus será a única a fazê-lo. Pelo menos conseguirá conquistar os clientes (como eu) que considera aquela a opção correta.
Porque é que a câmara Pop-up é melhor do que uma notch ou buraco?
Quantas vezes ao dia olhas para o ecrã? Quantas selfies tiras por dia? Esta são as questões que tens de te perguntar. Enquanto que os sensores da câmara não ficam dentro do ecrã (sem se ver), uma câmara Pop-up parece-me a razão mais viável. A câmara fica escondida, o ecrã fica inteiro e dá-nos uma impressão futurística assim que queremos tirar uma fotografia.
Problemas de hardware? É possível mas não o vejo como problema!
Avarias existem e ter algo mecânico é provável que aconteça mais vezes. Contudo, não me parece que esse seja um impedimento. A OnePlus está mais capaz no serviço pós-venda nos mercados em que opera. Assim sendo, não vejo razão para não se diferenciar. A câmara Pop-up é, na minha opinião, a jogada correta.
Editores 4gnews recomendam:
- Jovem de 20 anos morre após 45 dias seguidas de PUBG Mobile
- 9 jogos grátis acabados de chegar à Google Play Store!
- Google Maps ganha uma nova funcionalidade que vais adorar!