OnePlus 6T – a nova aposta da OnePlus para o fim de 2018 já é oficial!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

Em 2017 ficaríamos a conhecer os OnePlus plataforma Android Pie da Google.

Outrora uma startup com grandes ambições, em 2018 já não a podemos considerar uma jovem empresa. Nesse sentido, olhando para os seus atuais smartphones, extremamente poderosos e com preços competitivos. Equipamentos ao nível dos demais smartphones de marcas conceituadas.

Vê ainda: Opera Browser é cada vez mais um sério concorrente ao Google Chrome

Em primeiro lugar, algo que pode ser dito de praticamente todos os smartphones da OnePlus é a sua excelente relação preço / qualidade. Em segundo lugar não nos podemos esquecer da forma como os produtos desta marca deslumbraram os consumidores com o poder de processamento e rapidez. Todavia, há sempre margem para mais - "Never Settle".

Este é o slogan, o chavão da empresa liderada por Pete Lau e que tem valido à fabricante Android um reconhecimento mundial. Nesse sentido, no novo OnePlus 6T temos um novo sistema de desbloqueio do smartphone. Temos mais rapidez bem como mais fluidez.

Chegou o novo OnePlus 6T!

Com o sol já a raiar sobre a "grande maçã", Nova Iorque foi o palco escolhido para a apresentação do OnePlus 6T. Esta é a sua nova coqueluche, a sua nova aposta para o mercado Android bem como a resposta ao Apple. Olhando para o OnePlus 6T temos, em primeiro lugar, um design que segue as linhas do seu antecessor. Por conseguinte temos aqui o brilho inconfundível e o toque frio do vidro. Temos também um ecrã que ainda mantém a notch. Todavia, esta tem agora um formato elegante, um formato de lágrima ou gota de água neste grande ecrã AMOLED.

Em terceiro lugar, podemos considerar que o OnePlus 6T é “O” smartphone Android que traz tudo o que poderíamos pedir num topo de gama. Até mesmo um preço (ainda) competitivo.

Nesse sentido, o novo smartphone Android está disponível em três versões, variando a memória bem como o preço de venda ao público. Com um novo processador, nova construção, novos materiais e até mesmo novas câmaras o OnePlus 6T está muito promissor!

“Desperta a velocidade” – este é o novo OnePlus 6T

Em primeiro lugar, a fabricante chinesa fundada em dezembro de 2013 por Qualcomm terás aqui um dos melhores “motores” de 2018.

Design. O que mudou no OnePlus 6T?

As diferenças face aos modelos anteriores são irrelevantes. Com a excepção da remoção do leitor de impressões digitais da sua traseira, tudo permanece igual. Temos um painel traseiro em vidro ligeiramente curvo e acabamentos em vidro brilhante ou fosco.

Todavia, temos um design extremamente familiar, algo que já temos visto nas anteriores gerações "T". Nesse sentido temos aqui a câmara dupla com um alinhamento vertical, alinhado com o logótipo da marca.

No painel frontal temos já algumas diferenças notórias. Temos aqui uma "notch", um recorte, entalhe ou monocelha em forma de gota de água. Nesse sentido, temos mais ecrã e menos margens.

Todavia, a margem ou bezel continua a existir. Sendo aqui discreta em redor do smartphone e um pouco notória na parte de baixo. Ainda assim, notamos que temos cada vez mais uma atenção aos detalhes e qualidade de construção no OnePlus 6T.

O ecrã AMOLED, agora com a “notch” em forma de gota de água

O smartphone OnePlus 6T foi apresentado com um ecrã ou tela de 6.4 polegadas de diagonal, tecnologia Optic AMOLED com uma resolução Full-HD+, portanto 1080 por 2280 pixéis. Apresenta uma densidade de 402 pixéis por polegada e um formato / padrão 19:9.

Este ecrã encontra-se protegido pelo vidro Corning. Este mesmo vidro reveste a traseira do OnePlus 6T, em todas as suas três cores / esquemas de cor ou acabamentos.

Olhando para o panorama geral, a nível de dimensões o novo smartphone com a plataforma Android Oreo 8.1 da Google conta com 157.5 x 74.9 x 8.2mm (altura x largura x espessura). Por conseguinte, é mais espesso que o seu antecessor - 155.7 x 75.4 x 7.8 mm .

Em suma, o novo smartphone Android é um pouco mais espesso bem como um pouco mais pesado. Passamos de 177 gramas para 180 gramas no novo OnePlus 6T.

As câmaras, agora com "Luz de Estúdio" e Paisagem Noturna

Utilizamos cada vez mais os nossos smartphones para registar o nosso dia-a-dia e mesmo como câmara principal para viagens e eventos. Ciente da crescente importância de ter uma excelente câmara no seu smartphone, a OnePlus não poupou esforços neste quesito.

Com efeito, temos aqui, na traseira, uma câmara traseira de configuração dupla, composta por dois sensores neste smartphone Android. O primeiro, com uma resolução de 16MP, possui uma lente com abertura focal de f/1.7, lente equivalente a 27mm. Conta ainda com um sensor de 1/2.8 polegadas e pixéis de 1.12µm. Apresenta estabilização ótica da imagem (OIS).

Forte aposta na fotografia noturna com este smartphone Android

O segundo sensor (auxiliar), apresenta uma resolução de 20MP de resolução, possui uma lente com abertura focal de f/1.7, um flash dual-LED e deteção de fase. Todavia, é a Inteligência Artificial (IA) que a torna verdadeiramente especial. Temos aqui uma junção entre EIS e OIS - estabilização electrónica e ótica.

Hardware – o poder do Snapdragon 845 com 8GB de RAM

A velocidade, tema principal de todo o evento de apresentação, será garantida pelo processador / plataforma móvel Snapdragon 845 da Qualcomm. Trata-se de um SoC (system on chip) com um total de 8 núcleos de processamento, portanto octa-core divididos em dois clusters (grupos).

Continuamos a ter essencialmente dois esquemas / configurações de memória RAM - 6GB bem como 8GB. Em segundo lugar temos também 128GB ou 256GB de armazenamento interno USF 2.1.

A nível de características técnicas a principal novidade é realmente a presença do leitor de impressões digitais no ecrã. Por conseguinte, este é o novo método de desbloqueio, o sensor biométrico já embutido no ecrã do smartphone Android.

Em primeiro lugar, a marca relembrou que já estava a trabalhar nesta tecnologia há cerca de um ano. Todavia, só agora é que a consideram apta a estar presente no seu smartphone Android topo de gama. Por conseguinte, só agora é que temos o "Screen Unlock".

Leitor de impressões digitais, agora embutido no ecrã do smartphone

A marca relembra também as mais valias do seu Face Unlock, o desbloqueio através do reconhecimento facial. Aqui salientando mais uma ferramenta e opção que estará ao dispor do utilizador deste smartphone Android.

Em suma, no quesito das especificações técnicas - processador e memória RAM - não temos qualquer alteração. São exatamente as mesmas características que já ficamos a conhecer no smartphone Android apresentado no início do ano.

Ausente está a porta áudio P2 (jack de 3.5mmm). Todavia, temos uma porta USB do Tipo C. Conta também com conexão Bluetooth 5.0, NFC, GPS e uma bateria de 3700mAh com o carregamento rápido a 5V/4A a 20W. Não tem carregamento sem-fios.

Software – Android Pie da Google com a OxygenOS

O novo OnePlus 6T está disponível com a mais recente OxgenOS na sua versão 9.

A marca continua a brindar-nos com a sua interface chamada OxygenOS. Nesse sentido, temos uma interface de utilizador muito simples, leve e com ferramentas úteis mas sem saturar o smartphone.

A marca salienta ainda que a interface deve tornar o smartphone mais rápido - não mais lento. Deve dotar o smartphone de ferramentas úteis e não de bloatware, sempre prestando atenção às exigências dos utilizadores.

O sistema de convites está de volta - apenas para acessórios!

Calma, o smartphone Android pode ser adquirido diretamente a partir da aqui todas as novidades.

Olhando para as novidades temos em primeiro lugar o novo sistema de desbloqueio do smartphone Android. Chama-se Screen Unlock e a sua magia reside no sensor de impressões embutido no ecrã.

Em segundo lugar temos a bateria com mais 400mAh do que no seu antecessor. Nesse sentido temos agora uma bateria de 3700mAh com carregamento rápido. Todavia sem carregamento sem-fios.

Em terceiro lugar temos também os novos modos de captura de fotografia. Modos orientados para a fotografia noturna bem como a iluminação de estúdio para fotos de retrato, entre outras.

Podemos também apontar algumas melhorias de rapidez oriundas do aperfeiçoamento da sua OxygenOS - a sua interface baseada no Android Pie.

Preço. Quanto custa o OnePlus 6?

Em Portugal e na Europa, através da loja oficial o seu valor será de 549$, 579$ ou 629$. Valores para as versões 6GB+128GB, 8GB+128GB e 8GB+256GB. Está disponível em Preto Meia noite (fosco) bem como em Preto Brilhante).

O que faltou no OnePlus 6T? Bom, o carregamento sem-fios seria uma boa mais valia, colocando-o par a par com os demais topos de gama. Todavia, faltou também a certificação IP68 - resistência à água e ao pó.

Notamos que toda esta apresentação se centrou mais no público norte-americano. Por conseguinte, não tivemos sequer uma equivalência de preços para os mercados europeus.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi bateu um recorde nunca antes alcançado!

Lenovo Z5 Pro volta a ‘atacar’ o Xiaomi Mi Mix 3

Honor Magic 2 vai ser um dos mais potentes Android de 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.