OnePlus 6 é finalmente avaliado pela DxOMark com 96 pontos - 10º lugar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Apresentado oficialmente em meados de maio de 2018, o smartphone OnePlus 6 tornou-se no equipamento mais rapidamente vendido da marca. Em menos de um mês plataforma Android Oreo da Google.

Este é o topo de gama a ter em consideração para todo e qualquer tipo de consumidor. Sendo o seu único contra (possivelmente) o tamanho, o terminal alia qualidade de construção (vidro e metal) com as melhores especificações técnicas do mercado. Tudo isto com um preço médio de 569€ para o modelo mais equilibrado (8GB+128GB).

Vê ainda: Sony Xperia XZ3 deverá ser apresentado no dia 30 de agosto na IFA

Conta ainda com um grande ecrã (com notch) de 6.28 polegadas de diagonal. Utiliza um display AMOLED com resolução Full-HD+ fabricado pela Qualcomm e 6 ou 8GB de memória RAM.

É, neste momento, o smartphone mais veloz que alguma vez tive a oportunidade de utilizar. Em suma, alia um preço irresistível a todas as melhores características técnicas. Faltando apenas uma certificação IP e o carregamento sem-fios para o tornar realmente perfeito.

OnePlus 6 recebeu um total de 96 pontos na DxOMark

Ainda assim, o OnePlus 6 revela-se também um dos melhores smartphones para fotografia, sobretudo para foto e nem tanto para vídeo. Quem o diz é a DxO, a responsável pelo rigoroso padrão de testes conhecido como DxOMark que organiza por pontuação os melhores terminais. De uma forma muito sucinta, o OnePlus 6 recebeu um total de 100 pontos na captura de fotografia e 87 na captura de vídeo. Em média, a sua pontuação foi de 96 pontos, tornando-o no 10º melhor smartphone segundo a DxOMark.

O que é que o torna tão bom na fotografia? E bastante louvável na captura de vídeo? Na prática temos uma combinação de um sensor com 16MP (com OIS) e abertura focal de f/1.7. Temos também uma câmara secundária de 20MP com a mesma abertura focal de f/1.7 sem OIS (estabilização ótica da imagem).

OnePlus 6 - com Android Oreo e exímio na de fotografia - 100 pontos

Esta segunda câmara na traseira não tem estabilização ótica da imagem. Na prática é utilizada sobretudo para aplicar o efeito bokeh ou efeito de desfoque do fundo. Os resultados falam por si e este smartphone com a plataforma Android Oreo convenceu a DxOMark.

Este smartphone Android conta com deteção de fase, autofocus, um flash LED duplo e pode capturar as imagens em formato RAW. Já na captura de vídeo o smartphone pode gravar numa resolução máxima de 4K Ultra-HD a 30 ou a 60 frames por segundo (fps).

Pode também capturar vídeo em câmara lenta a 240 fps, apesar do modo mais comum ser a captura de vídeo a 1080p (Full-HD) a 30fps. Este foi o padrão utilizado pela DxOMark para avaliar a captura de vídeo deste smartphone com a plataforma Android Oreo.

Como é que a DxOMark avalia os dispositivos?

Esta entidade, cada vez mais respeitada pelo seu protocolo de avaliação, utiliza mais de 1500 imagens de teste. De igual forma, socorre-se de mais de 2 horas de gravação de vídeo. Aqui tanto em ambientes controlados (laboratório) como ao ar livre. O protocolo pode ser consultado aqui.

O veredicto da DxOMark para o OnePlus 6

Com uma pontuação global de 96 pontos o terminal Android está no topo, junto com os melhores do mercado. Segundo a própria DxOMark os seus resultados são comparáveis com oPixel 2.

Esta é a primeira vez que um smartphone da OnePlus chega tão longe e apesar de não ser a melhor câmara do mercado, é a 10ª melhor. Aqui a DxOMark realça sobretudo a focagem automática, a cor, a exposição e equilíbrio de brancos como aspectos muito positivos.

Todavia, o desempenho deste smartphone Android no bokeh e no zoom ótico fica um pouco atrás dos seus rivais. Aqueles que possuem uma lente dedicada para o efeito isto é. Poderão consultar todas as fotos capturadas com o OnePlus 6

Boas capacidades de gravação de vídeo neste smartphone Android

Apesar de brilhar na fotografia, a captura de vídeo também não deixa muito a desejar. Segundo a DxOMark podemos conseguir resultados muito bons no geral, sobretudo se tivermos em conta o preço do dispositivo.

Para esta entidade, o smartphone com a plataforma Android Oreo consegue lidar bem com o intervalo dinâmico de luz, cor e contraste. Mantendo também bastante detalhe nas texturas capturadas. Mais ainda, também a focagem é bastante rápida.

20€ de desconto na loja oficial da OnePlus : https://goo.gl/CT6aF7

As imperfeições consistem em algum ghosting e aberração cromática da imagem. Algo particularmente notório na fotografia noturna. Ainda assim, não impedem o smartphone Android de ter uma boa performance também na gravação de vídeo.

Em suma, a OnePlus conseguiu criar um belíssimo smartphone que não deixará ninguém desapontado com a sua câmara. Sendo particularmente bom na captura de fotografia, também não te deixará desapontado na captura de vídeo.

Ainda assim, existem 9 smartphones com pontuações ainda mais impressionantes e os novos Xiaomi Mi 8 e Mi MIX 2S são alguns deles.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy X: Esta patente mostra-nos o que esperar da tecnologia

Apple: Serão estes os painéis frontais dos próximos iPhones?

Vivo NEX com traseira translúcida deixa-nos ver a mecânica da câmara

Fonte
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.