Android Oreo chega ao OnePlus 2 com a Pixel Experience ROM - Como Instalar

Rui Bacelar
OnePlus 2 Android Oreo Pixel Experience ROM cnet
Já podes ter o novo Android Oreo 8.1 no teu dispositivo OnePlus 2 ©cnet

Chegou ao mercado em agosto de 2015. Trazia o Android 5.1 Lollipop e seria atualizado por via oficial até ao Android 6 Marshmallow através da OxygenOS. Ficaria para a história como o segundo flagship killer da OnePlus, o OnePlus 2. Extremamente robusto (até em demasia), seria assolado pela maleita do sobre-aquecimento. O culpado? O seu processador Snapdragon 810, um SoC que daria má fama à Qualcomm. Agora, com a Pixel Experience ROM poderás usufruir do Android Oreo 8.1 neste dispositivo.

No final de contas, assim que foi substituído em 2016 pela terceira geração de topos de gama veríamos que este foi um dos dispositivos menos populares da marca. Algo que a própria admitiu recentemente, aquando da apresentação do seu novo 5T. De qualquer forma, hoje trazemos boas notícias para este OnePlus 2.

Vê ainda: “Xiaomi Mi 7 focar-se-á nestes dois fatores essenciais” – Lei Jun

Escusado será dizer que a marca não atualizará este OnePlus 2 para o Android Oreo 8.0. Para todos os efeitos o dispositivo já atingiu o fim da sua vida útil, pelo menos no que diz respeito às atualizações oficias. Contudo, existe uma grande comunidade de programadores que se dedicam a dar nova vida a vários smartphones.

OnePlus 2 recebe agora nova vida com a Pixel Experience ROM

Comunidade conhecida por XDA Developers. Aqui encontramos de tudo um pouco, desde notícias, fórum de dúvidas e um número incontável de ROM's.

Versões personalizadas (custom ROM's). Todas elas desenvolvidas de forma independente para suprir as necessidades dos utilizadores. De forma a tirar o máximo proveito das características técnicas de cada smartphone, novas ROM's são continuamente criadas e aperfeiçoadas.

Agora para este OnePlus 2 chega uma nova Custom ROM que também já se encontra disponível para outros equipamentos. Chama-se Pixel Experience ROM e tal como o nome sugere, transformará o teu OnePlus 2 num smartphone idêntico aos Google Pixel. Conta com uma interface extremamente simples, limpa e à imagem dos smartphones da própria Google.

Com esta Pixel Experience ROM terás praticamente todas as funcionalidades do Android Oreo 8.1 no teu dispositivo. Esta é a mais recente versão do Android Oreo, foi disponibilizada no início do mês de dezembro. Entretanto, já serviu de base para o desenvolvimento desta ROM personalizada.

O que traz de novo esta Pixel Experience ROM?

Terás aqui os papéis de parede, o launcher e muitas outras adições para este dispositivo. Em suma, todas estas novidades que aqui podes consultar do Oreo 8.1. Poderás gostar particularmente da nova animação de reboot, a barra de pesquisa arredondada, entre outros pontos. Entre outras novidades para o teu smartphone.

Antes de proceder-nos à instalação, note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deve, claro, ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android. Em caso de não seguimento deste guia passo a passo, poderás ter o teu smartphone brickado – inutilizável.

Antes de instalar o Android Oreo 8.1:

Convém ter alguma experiência com todo o processo de instalação de ROM’s. Apesar de ser um processo relativamente simples, convém seguir os passos com alguma atenção. Será tão fácil quão instalar o firmware oficial. De qualquer forma, é importante ter atenção durante o procedimento. Todo o cuidado é pouco quando se trata do nosso smartphone pessoal. Necessitarás de um bootloader desbloqueado e de uma Custom Recovery como a TWRP.

Como instalar o Android Oreo no teu OnePlus 2:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo.
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros Pixel Experience ROM (ZIP) para a memória interna do smartphone OnePlus 2.
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão Diminuir Volume + botão Power no teu OnePlus 2. Mantém pressionado quando o dispositivo ligar – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um Reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone). Lembra-te de guardar previamente a informação. Faz um backup antes de tudo!
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo Pidel Experience ROM ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória Cache e a memória Dalvik
  7. Não precisarás de instalar as Gapps a partir da memória interna, já estão incluídas na ROM.
  8. Reinicia o teu smartphone OnePlus 2.
  9. O Android Oreo 8.1 estará instalado com esta nova Pixel Experience ROM. O primeiro boot pode demorar algum tempo.

Arquivos / ficheiros necessários – Pixel Experience ROM

Neste momento praticamente todos as funções e aspectos principais nesta ROM estarão a funcionar sem bugs. Sem erros ou falhas graves que afetem a utilização. Desde a conexão de dados, Wi-Fi, Bluetooth, telefonia e conectividades. A Câmara fotográfica, o GPS, Lanterna, leitor de impressões digitais e todos os demais parâmetros aparentam estar perfeitamente funcionais.

Aliás, a Pixel Experience ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional, julgando pelos comentários e feed-back do público. Poderás acompanhar a página da mesma, na comunidade XDA Developers. Aí vão sendo apresentados os possíveis erros e bugs, bem como as respectivas soluções.

Espero que todo o procedimento tenha corrido bem. Qualquer dúvida ou sugestão deixa-nos aqui o teu feed-back nos comentários. Relembro que todo este procedimento deve ser feito com o máximo cuidado. Todo o procedimento é feito por tua conta e risco.

E tu, ainda utilizas um OnePlus 2?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 e S9+ terão várias opções de armazenamento e RAM

Sony Xperia XZ1 Premium, Xperia XZ1 Plus e XZ1s chegarão na MWC 2018

Huawei apostará no segmento de smartphones económicos em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.