Android Oreo chega ao OnePlus 2 com a Pixel Experience ROM - Como Instalar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Chegou ao mercado em agosto de 2015. Trazia o Android 5.1 Lollipop e seria atualizado por via oficial até ao Android 6 Marshmallow através da OxygenOS. Ficaria para a história como o segundo flagship killer da OnePlus, o OnePlus 2. Extremamente robusto (até em demasia), seria assolado pela maleita do sobre-aquecimento. O culpado? O seu processador Snapdragon 810, um SoC que daria má fama à “Xiaomi Mi 7 focar-se-á nestes dois fatores essenciais” – Lei Jun

Escusado será dizer que a marca não atualizará este OnePlus 2 para o Android Oreo 8.0. Para todos os efeitos o dispositivo já atingiu o fim da sua vida útil, pelo menos no que diz respeito às atualizações oficias. Contudo, existe uma grande comunidade de programadores que se dedicam a dar nova vida a vários smartphones.

OnePlus 2 recebe agora nova vida com a Pixel Experience ROM

Comunidade conhecida por XDA Developers. Aqui encontramos de tudo um pouco, desde notícias, fórum de dúvidas e um número incontável de ROM's.

Versões personalizadas (custom ROM's). Todas elas desenvolvidas de forma independente para suprir as necessidades dos utilizadores. De forma a tirar o máximo proveito das características técnicas de cada smartphone, novas ROM's são continuamente criadas e aperfeiçoadas.

Agora para este OnePlus 2 chega uma nova Custom ROM que também já se encontra disponível para outros equipamentos. Chama-se Pixel Experience ROM e tal como o nome sugere, transformará o teu OnePlus 2 num smartphone idêntico aos Google Pixel. Conta com uma interface extremamente simples, limpa e à imagem dos smartphones da própria Google.

Com esta Pixel Experience ROM terás praticamente todas as funcionalidades do Android Oreo 8.1 no teu dispositivo. Esta é a mais recente versão do Android Oreo, foi disponibilizada no início do mês de dezembro. Entretanto, já serviu de base para o desenvolvimento desta ROM personalizada.

O que traz de novo esta Pixel Experience ROM?

Terás aqui os papéis de parede, o launcher e muitas outras adições para este dispositivo. Em suma, todas estas novidades que aqui podes consultar do Oreo 8.1. Poderás gostar particularmente da nova animação de reboot, a barra de pesquisa arredondada, entre outros pontos. Entre outras novidades para o teu smartphone.

Antes de proceder-nos à instalação, note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deve, claro, ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android. Em caso de não seguimento deste guia passo a passo, poderás ter o teu smartphone brickado – inutilizável.

Antes de instalar o Android Oreo 8.1:

Convém ter alguma experiência com todo o processo de instalação de ROM’s. Apesar de ser um processo relativamente simples, convém seguir os passos com alguma atenção. Será tão fácil quão instalar o firmware oficial. De qualquer forma, é importante ter atenção durante o procedimento. Todo o cuidado é pouco quando se trata do nosso smartphone pessoal. Necessitarás de um bootloader desbloqueado e de uma Custom Recovery como a TWRP.

Como instalar o Android Oreo no teu OnePlus 2:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo.
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros Pixel Experience ROM (ZIP) para a memória interna do smartphone OnePlus 2.
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão Diminuir Volume + botão Power no teu OnePlus 2. Mantém pressionado quando o dispositivo ligar – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um Reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone). Lembra-te de guardar previamente a informação. Faz um backup antes de tudo!
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo Pidel Experience ROM ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória Cache e a memória Dalvik
  7. Não precisarás de instalar as Gapps a partir da memória interna, já estão incluídas na ROM.
  8. Reinicia o teu smartphone OnePlus 2.
  9. O Android Oreo 8.1 estará instalado com esta nova Pixel Experience ROM. O primeiro boot pode demorar algum tempo.

Arquivos / ficheiros necessários – Pixel Experience ROM

  • Descarrega aqui a ROM
  • Descarrega aqui a TWRP
  • Acompanha aqui a página da ROM

Neste momento praticamente todos as funções e aspectos principais nesta ROM estarão a funcionar sem bugs. Sem erros ou falhas graves que afetem a utilização. Desde a conexão de dados, Wi-Fi, Bluetooth, telefonia e conectividades. A Câmara fotográfica, o GPS, Lanterna, leitor de impressões digitais e todos os demais parâmetros aparentam estar perfeitamente funcionais.

Aliás, a Pixel Experience ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional, julgando pelos comentários e feed-back do público. Poderás acompanhar a página da mesma, na comunidade XDA Developers. Aí vão sendo apresentados os possíveis erros e bugs, bem como as respectivas soluções.

Espero que todo o procedimento tenha corrido bem. Qualquer dúvida ou sugestão deixa-nos aqui o teu feed-back nos comentários. Relembro que todo este procedimento deve ser feito com o máximo cuidado. Todo o procedimento é feito por tua conta e risco.

E tu, ainda utilizas um OnePlus 2?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 e S9+ terão várias opções de armazenamento e RAM

Sony Xperia XZ1 Premium, Xperia XZ1 Plus e XZ1s chegarão na MWC 2018

Huawei apostará no segmento de smartphones económicos em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.