A OnePlus deu a conhecer o seu smartphone Android topo de gama para 2023 no início do ano, garantindo que não dividirá a sua gama com modelos-base e modelos Pro. Porém, a tempo do Mobile World Congress 2023 (MWC), a fabricante liderada por Pete Lau deixou "escapar" os primeiros vislumbres de uma edição muito especial deste seu novo OnePlus 11.
Trata-se, de imediato, de uma edição experimental do smartphone, um modelo conceptual que não chegará ao grande mercado. Não obstante, o produto está perfeitamente funcional, tal como vários colegas tiveram oportunidade de ver, testar e experimentar durante o MWC Barcelona 2023.
Este é o OnePlus 11 Active CryoFlux.
MWC 2023 deu-nos a conhecer o OnePlus 11 Active CryoFlux
O OnePlus 11 Active CryoFlux e a sua estranha aparência escondem, na verdade, um novo sistema de gestão térmica. Ou melhor, um sistema de arrefecimento ativo e passivo do telemóvel Android que visa implementar os princípios da refrigeração líquida que poderão conhecer nos computadores Windows, para este formato móvel.
Note-se que estas linhas azuis não são apenas pare efeitos decorativos, ou estéticos, cumprindo efetivamente um propósito prático nestes smartphones Android.
O objetivo? Manter o smartphone mais fresco, reduzindo a temperatura em 2,1ºC
O busílis reside no novo sistema de arrefecimento apelidado Active CryoFlux. Tal como o nome indica, temos um sistema que faz circular um líquido, um composto pelas "veias" expostas do telefone.
Segundo a fabricante este sistema é o resultado de mais de dois anos de investigação, criado especialmente para cenários de jogo, com aplicação nos melhores smartphones da marca.
Acima podemos ver o aspeto real do smartphone, cujos "veios" de arrefecimento não têm um sistema de iluminação LED com fundo azul, contrariamente ao que possa parecer. São as próprias caraterísticas do fluido que lhe conferem um aspeto mais futurista.
Na prática, aliam um conceito que aparenta ter iluminação LED similar ao que temos no Nothing Phone, conjugando-lhe este promissor sistema de arrefecimento.
A premissa não é simples. Adaptar um sistema de arrefecimento líquido a um dispositivo tão pequeno como um smartphone. Porém, foi isso mesmo a que a equipa da OnePlus se propos e algo que agora apresentou no MWC 2023.
Não há LED's a iluminar a traseira deste OnePlus 11
Ainda que possa parecer surreal, não existem LED's na traseira do smartphone (além do flash da câmara isto é). O efeito reluzente é proporcionado pelo fluido de arrefecimento que, ao circular forçosamente com uma micro-bomba de circulação, emite este brilho azul.
Tal como podemos observar pela imagem abaixo, temos todo um circuito fechado que se interpõe entre a traseira e camada exterior do smartphone e o seu interior. Uma grande serpentina com uma micro-bomba que força a circulação deste fluido.
Segundo a própria fabricante, o sistema Active CryoFlux incorpora os princípios destes sistema aplicados a computadores ao seu smartphone topo de gama.
Em suma, este é um smartphone OnePlus 11 sem rival, sem igual no mercado. É uma demonstração de conceito, com uma nova tecnologia de arrefecimento particularmente vistosa, além de eficiente na redução de temperatura.
Por fim, resta saber se este mesmo sistema de gestão térmica será incorporado em futuros smartphones OnePlus a chegar futuramente ao grande mercado global.
Editores 4gnews recomendam: