Para quem tem um smartphone da Samsung, a One UI 7 é a atualização mais esperada deste ano. Embora nada tenha sido dito oficialmente pela empresa, gradualmente vamos conhecendo algumas das novidades que este software trará.
A mais recente dá a entender que a sul-coreana se prepara para trazer comunicações por satélite para os seus equipamentos móveis. Deste modo, os utilizadores Samsung poderão continuar comunicáveis mesmo em áreas mais remotas.
Comunicações por satélite promete ser uma das grandes novidades da One UI 7
Conforme avança a publicação Shiftdelete, algumas apps da Samsung escondem no seu código pistas para esta forma de comunicação. Com rigor, estas pistas foram encontradas nas apps Telefone, Mensagens e Emergência.
Em todas foi descoberto um novo "modo satélite" que parece não deixar margem para dúvidas sobre o seu propósito. O objetivo será implementar nos seus equipamentos os recursos necessários para poder usufruir das comunicações por satélite.
Estas serão particularmente importantes em áreas mais remotas, onde a ligação à rede é escassa ou inexistente. Nesse caso, os utilizadores Samsung poderão usufruir de uma rede de satélites para fazer o trabalho que as antenas costumam fazer.
Mensagens Google será uma das primeiras apps a suportar esta tecnologia
É interessante notar que as mensagens por satélite não deverão estar disponíveis na aplicação de mensagens da própria Samsung, pelo menos no início. Para isso, os utilizadores terão de usar a app Mensagens Google para poder usufruir da ligação por satélite.
A Samsung não será a primeira empresa a adotar esta tecnologia. A estreia foi feita pela Apple com o iPhone 14, mas como seria de esperar, não tardou até que as suas rivais lhe seguissem o exemplo.
Ainda assim, a entrada da Samsung nesta tecnologia poderá ser o ponto de viragem para o segmento Android. Como uma das referências deste mercado, é provável que mais empresas sigam o exemplo caso estes rumores se confirmem.
Relativamente à One UI 7, tudo indica que a sua apresentação oficial será feita em outubro. A sua disponibilização para os utilizadores deverá começar poucas semanas depois.