One UI 4.1 permite aumentar ainda mais a RAM do teu Samsung Galaxy

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O evento de apresentação dos Samsung Galaxy S22 trouxe também o anúncio da One UI 4.1. A nova geração da interface da sul-coreana fará a estreia nos seus novos topos de gama e, eventualmente, será alargada para outros dispositivos.

Uma das principais novidades da One UI 4.1 diz respeito à opção RAM Plus. Com a nova versão da interface da Samsung, os utilizadores poderão definir a quantidade de memória RAM virtual que deve ser alocada.

One UI 4.1 permite escolher quantidade de memória RAM virtual alocada

A funcionalidade RAM Plus foi introduzida nos smartphones Galaxy com o lançamento da One UI 4. Seguindo os passos de outras fabricantes, esta opção permite definir parte de armazenamento interno dos smartphones da Samsung como memória RAM virtual.

A versão original desta opção permite alocar apenas 4 GB de memória RAM nos equipamentos da Samsung. É a única opção disponível, não permitindo que o utilizador tenha voto na quantidade de memória a alocar.

Este paradigma mudará com o lançamento da One UI 4.1, em primeiro lugar nos Samsung Galaxy S22. A partir de agora, o utilizador poderá escolher entre 2 GB, 4 GB, 6 GB ou 8 GB de memória RAM virtual.

Esta memória virtual será preponderante para momentos em que o smartphone esteja com dificuldades para gerir a quantidade de aplicações abertas em simultâneo. Importa salientar que será sempre retirada da memória de armazenamento do dispositivo.

Esta novidade também deverá ser alargada a outros produtos do portefólio da Samsung. Tal acontecerá assim que a One UI 4.1 começar a ser disponibilizada para smartphones menos recentes da sul-coreana.

Tal alargamento estará sempre dependente das políticas de atualizações definidas internamente pela Samsung. Os primeiros a recebê-la serão certamente os topos de gama lançados em 2021, ou seja, os Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3.

Outras gamas também deverão ser atualizadas para a One UI 4.1, porém, mais tarde do que as linhas acima mencionadas. Os pormenores dessa atualização serão oportunamente divulgados pela marca.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung: estes smartphones vão receber atualizações de Android e de segurança até 2027
  • Samsung Galaxy Watch 4 beneficiarão das mesmas atualizações dos Galaxy S22
  • 4 razões para comprar o Samsung Galaxy S22 Ultra
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.